Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 08-12-2010

Incêndio em penitenciária do Chile mata 81 detentos
Imagem do incêndio na prisão de San Miguel
Incêndio em penitenciária do Chile mata 81 detentos
Foto: AFP

SANTIAGO — Pelo menos 81 detentos morreram e 14 ficaram feridos em um incêndio na penitenciária de San Miguel, em Santiago, capital do Chile, na madrugada desta quarta-feira, informou a polícia local.

"No momento temos 81 internos falecidos. Não temos a identidade deles porque ainda estamos trabalhando no resgate", declarou Jaime Concha Soto, subdiretor operacional da polícia penitenciária do Chile.

Esta é a maior tragédia da história em uma prisão chilena.

"Os 14 feridos estão com risco vital por queimaduras e foram transferidos para diferentes centros médicos na região metropolitana", disse o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.

Mañalich informou que três policiais e um bombeiro ficaram levemente feridos nas operações de resgate.

A penitenciária de San Miguel, com capacidade para 900 detentos, tinha 1.900 internos. Pelo menos 200 deles fora retirados do prédio.

O fogo teve início nos andares superiores da torre número 5 da prisão, que fica na zona sul de Santiago, durante uma briga, segundo o diretor nacional do sistema penitenciário, Luis Masferrer.

"Às 5h30 (7h30 de Brasília) o problema começou, às 5h37 veio o primeiro alerta. Tudo começou com uma briga dentro da prisão", disse Masferrer.

"Esta tragédia reflete a precariedade do sistema carcerário chileno que estamos denunciando desde que assumimos".

"A superlotação e o confinamento nesta unidade são fatores que devem ser analisados para determinar as causas deste fato lamentável", completou.

Dezenas de parentes se reuniram do lado de fora da prisão para exigir informações, em meio a cenas de desespero, o que provocou incidentes entre policiais e civis.

Esta quarta-feira, feriado no Chile, era dia de visita, o que explica o grande número de familiares desde cedo diante da penitenciária.

O ministro da Justiça, Felipe Bulnes, anunciou uma investigação para averiguar as causas do incêndio.

A maior tragédia em uma prisão chilena até hoje havia acontecido em 2001, quando 26 detentos morreram em um incêndio na penitenciária de Iquique, 1.800 km ao norte de Santiago.

O incêndio na penitenciária de San Miguel é a terceira grande tragédia do Chile em 2010, depois do terremoto de 27 de fevereiro e do acidente da mina de San José, quando 33 mineiros ficaram presos e foram resgatados depois de passar dois meses debaixo da terra.

Incêndio em penitenciária do Chile mata 81 detentos

Imagem do incêndio na prisão de San Miguel


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir