Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2010

A ave da alegria
Ninguém soube prescindir quando tudo começou.
A ave da alegria
Foto: José Rubens Brumana

Cerca de um ano um pocaçu se aproximou dos moradores de Canudos, no interior de Marataízes. O senhor Osmar Alves, foi o primeiro a receber a visita diaria da ave. Sem muito alarde começou a realizar voo rasantes e pousar nas cabeças dos moradores.

ez naquela parada o seu ninho e ficou para a alegria de adultos e crianças que sentem falta quando ela não aparece. A ave é parecida com outra tratada por rolinha." É uma coisa rara e linda a todo momento ela parace com seu cantar característico que sonoriza o seu nome: pocaçu, pocaçu, pocaçu", explicou Damião da Siva Cruz, administrador do sítio Antônio Conselheiro, na localidade apelidada pelo nome de outra ave: Bacurau.

A sua preferência é ficar na cabeça das pessoas. Se alguém tenta expulsá-la sente de imediato o bico afiado no couro cabeludo. O estudante Renan Vidal diz que todo dia brinca com o pocaçú."Ele é mansinho. Não aceita carinho, só gosta de dar. Logo bica a gente no braço e cabeça. Mas não dói",garantiu.

Os moradores observaram que o amigo pocaçu está fazendo seu ninho com a companheira e logo a sua família aumentará para a alegria de todos que apreciam o contato harmonioso do homem e animal.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir