Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-12-2010

PMs de batalhão de campanha no Rio trocam fuzis por carabina
Novo armamento é menos letal que armas utilizadas pela Polícia Militar. Assim como novos uniformes, medida visa distinguir policiais da unidade.
PMs de batalhão de campanha no Rio trocam fuzis por carabina
Foto: www.modtotal.hpg.com.br

Depois de ganharem novas fardas, os policiais militares do batalhão de campanha montado no Conjunto de Favelos do Alemão, na Zona Norte do Rio, começaram a trocar nesta segunda-feira (13) os fuzis por carabinas .30, armamento menos letal, segundo a polícia.

De acordo com o comandante do batalhão, Edvaldo Camelo, o objetivo da troca de armamentos, assim como a mudança de uniforme, é diferenciar os policiais do batalhão de campanha dos PMs que atuam na comunidade - área atendida pelo 16º BPM (Olaria).

"São 20 equipes com seis policiais. Apenas um policial usará fuzil em cada equipe. Os outros componentes utilizarão as carabinas", explicou Camelo.

Menos destrutivas que os fuzis, as carabinas .30 não são armas de guerra. De acordo com o comandante, o armamento tem uma característica maior de impacto. "Enquanto um tiro de fuzil 762 chega a 1200 metros, o de uma .30 atinge 300 metros", disse Camelo.

Apesar da troca de quase todas as armas, ainda não há um prazo estipulado para o fim do uso do fuzil pelo batalhão de campanha. "Com o passar do tempo vai chegar uma hora que simplesmente não será mais necessário o uso do fuzil na comunidade", explicou Edvaldo Camelo.

Novas fardas
O novo uniforme é camuflado em tom de azul, com camiseta amarela, boina cinza e braçal amarelo com o logotipo do batalhão de campanha e o símbolo da PM.

Ao todo, 250 policiais integram o batalhão de campanha montado no Alemão. Segundo o coronel Edvaldo Camelo, o objetivo é buscar traficantes, armas e drogas escondidas na região

Casas do tráfico viram base do batalhão de campanha
O batalhão de campanha terá três bases, que serão casas do tráfico nos conjunto de favelas do Alemão e da Penha.

Segundo ele, as casas ficam na favela Nova Brasília, no Alemão, na Chatuba e na Vila Cruzeiro. Os agentes também terão direito a uma gratificação de R$ 500 anunciada pelo governador Sérgio Cabral.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir