Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-12-2010

Cepal prevê crescimento de 4,2% em 2011
SANTIAGO DO CHILE - Os países da América Latina e do Caribe terão seu crescimento reduzido para 4,2% em 2011, previu nesta segunda-feira (13) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que apontou como motivos a incerteza mundial.
Cepal prevê crescimento de 4,2% em 2011
Foto: www.voltairenet.org

O dado foi divulgado no Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2010, que recordou que o crescimento da região neste ano foi de 6%, graças a medidas contra-cíclicas adotadas por vários países contra os efeitos da crise econômica interacional.

A comissão indicou que essas medidas tiveram efeito positivo sobre os empregos, o que diminuiu a desocupação em 7,6% e "melhorou a qualidade dos postos de trabalho gerados".

A inflação, porém, teve um aumento de 4,7% em 2009 para 6,2% em 2010, explicada pelo "comportamento internacional" dos produtos básicos" na região.

De acordo com o balanço divulgado, a freada no aquecimento econômico regional pode levar a menos incentivos à políticas públicas e a um estreitamento na capacidade produtiva ociosa.

Segundo a CEPAL, o país que mais crescerá será o Paraguai, com uma previsão de crescimento de 9,7%, seguido do Uruguai, com 9% e da Argentina, com 8,4%. O Brasil crescerá 7,7%, seguido de México e Chile, com 5,3%. Já a Venezuela tem uma previsão de queda de 1,6% e o Haiti de 7%.

Fonte: www.dci.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir