Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 14-12-2010

Mutirão realiza cerca de 8 mil testes de HIV
O Grande ABC realizou 7.894 testes de HIV durante a campanha Fique Sabendo 2010, realizada entre os dias 16 de novembro a 1º de dezembro.
Mutirão realiza cerca de 8 mil testes de HIV
Foto: 4.bp.blogspot.com/

Do total de exames, 643 foram testes rápidos. A única cidade que não participou da campanha foi Rio Grande da Serra.

Segundo a coordenadora da campanha, Karina Wolffenbuttel, ainda não há um número sobre possíveis casos diagnosticados com HIV. "O que podemos dizer é que 1% destes 643 testes rápidos pode corresponder a casos positivos", explica Karina. Ela acrescenta que os diagnosticados receberam o suporte e encaminhamento para os serviços especializados em acompanhar portadores do HIV.

No Estado, apuração preliminar aponta 276 casos positivos de HIV, sendo 71% em homens, principalmente entre os 25 e 39 anos, e 29% em mulheres, entre 40 e 49 anos. "O número alto de homens se dá na ausência da procura pelos serviços de Saúde, à falta do uso de preservativo e também em homens que fazem sexo com homens."

A Secretaria Estadual de Saúde aponta que, ao todo, foram realizados 196.113 exames, 63% a mais do que os 120 mil previstos. Foram 28.249 testes rápidos.

"A valorização do teste está ficando mais forte. As pessoas estão mais conscientes da importância do exame. Noto que a campanha tem uma grande importância, porque muitas unidades básicas de Saúde que não abriam as portas para o exame, passam a oferecer o teste durante todo o ano."

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir