Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Agência estuda rebaixar nota de crédito da Espanha
Moody"s diz não haver risco de país dar calote, mas as dificuldades ainda são grandes
Agência estuda rebaixar nota de crédito da Espanha
Foto: 3.bp.blogspot.com

A agência de classificação de risco Moody"s disse ensta quarta-feira (15) que colocou a nota de crédito da Espanha em revisão para um possível rebaixamento. A piora da classificação seria baseada, segundo a agência, nas elevadas necessidades de financiamento do país, dúvidas sobre seu setor bancário e preocupações sobre as finanças regionais.

Nota de risco - ou "rating" - é uma avaliação feita por agências de classificação sobre a capacidade de uma empresa ou um país de pagar suas dívidas e honrar seus compromissos financeiros - e o risco de que não cumpram esses compromissos. Ou seja, é uma nota sobre a qualidade do crédito de um país.

A analista-chefe da Moody"s na Espanha, Kathrin Muehlbronner, disse em um comunicado que não acredita que a solvência da Espanha esteja sob ameaça, mas as dificuldades do país em obter financiamento, não apenas para o governo central, mas também para os governos regionais e para os bancos espanhóis, "tornam o país suscetível a novos episódios" de pressões no mercado financeiro.

No ultimo dia 6, a ministra da Economia da Espanha, Elena Salgado, disse que o governo espanhol não pedirá ajuda financeira internacional, como fizeram Grécia e Irlanda, apesar das pressões dos investidores estrangeiros, preocupados com a capacidade de recuperação do país.

Segundo ela, os fundos de reestruturação dos bancos espanhóis seriam amplamente suficientes para ajudar as instituições bancárias do país em caso de perdas expressivas.

Depois da crise irlandesa e apesar das declarações tranquilizadoras do governo espanhol, os investidores ainda manifestam grandes dúvidas sobre a capacidade da Espanha de sanear suas finanças públicas e reativar sua economia.

A crise financeira mundial que teve início nos Estados Unidos e atingiu o auge em setembro de 2008 agravou os problemas financeiros de alguns países da Europa como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália. Alguns governos reagiram à crise com medidas que incluem elevação de impostos e corte de salários, a fim de sanear suas finanças. Essas ações, no entanto, geraram em alguns casos - principalmente na Grécia - insatisfação popular e protestos.

Classificação de risco

A nota - dada na forma de letras e sinais de "positivo" ou "negativo" - é levada em conta por investidores, que procuram países ou empresas que tenham as classificações mais altas, tomadas como indicadores de que não levarão calote.

As principais agências de classificação de risco são Standard & Poor’s, Moody’s e Fitch. Os analistas dessas agências consideram indicadores macroeconômicos, a situação financeira do país ou da empresa e a situação da economia global.

A nota então é atribuída aos títulos de dívida soberanos (no caso de um país), lançados no mercado como forma de captar recursos. Os investidores avaliam se o título é "bom" (ou seja, com baixo risco de calote) por meio da nota dada pelas agências de classificação.

Ainda no caso da nota de crédito de um país, as melhores avaliações são conhecidas como "grau de investimento" - ou seja, indicador de que o dinheiro emprestado a um país por meio da compra de títulos soberanos será pago.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir