Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Explosão em mesquita mata ao menos 38 no Irã
Ataque ocorreu no momento em que centenas de fiéis participavam da cerimônia da Ashura, importante festa do calendário xiita
Explosão em mesquita mata ao menos 38 no Irã
Foto: /3.bp.blogspot.comm

Uma explosão diante de uma mesquita na cidade de Chabahar, sudeste do Irã, deixou pelo menos 38 mortos nesta quarta-feira, informou a agência de notícias iraniana Irna. A explosão pode ter sido um atentado suicida, mas a informação ainda não foi confirmada.

O ataque ocorreu no momento em que centenas de fiéis participavam da cerimônia da Ashura, festividade mais importante do calendário xiita. Segundo um responsável da organização Crescente Vermelho Iraniano, citado pela agência Isna, há cerca de 50 feridos, muitos em estado grave.

A província de Sistan-Baluchestan, onde fica Chabahar, sofreu no ultimo ano os dois atentados terroristas mais graves ocorridos no Irã nos últimos 20 anos. Em outubro de 2009, 42 pessoas, entre elas dois altos comandantes da Guarda Revolucionária - o corpo de elite das forças de segurança iranianas -, e 15 oficiais morreram em um atentado suicida junto à fronteira com o Afeganistão. Em maio desse mesmo ano, pelo menos 25 pessoas perderam a vida em um atentado suicida no interior de uma mesquita na cidade Zahedan, uma das duas capitais de Sistan-Baluchestan.

Na região atua o grupo armado sunita de Jundullah (Exército de Deus), opositor ao regime xiita de Teerã e cujo líder, Abdolmalek Rigi, foi executado em junho passado, quatro meses após ser capturado pelas autoridades iranianas.

Diversos grupos armados hostis ao governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, estão em atividade no país, incluindo separatistas curdos no noroeste, militantes baluchis no sudeste e árabes no sudoeste.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir