Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Recurso sueco contra liberdade de Assange será examinado na quinta
Promotores querem impedir que fundador do WikiLeaks deixe custódia em Londres
Recurso sueco contra liberdade de Assange será examinado na quinta
Foto: thepenningtonpress.com

LONDRES - A Justiça britânica anunciou que examinará na quinta-feira o recurso apresentado pela promotoria da Suécia contra a liberdade condicional concedida ao fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange. Os detalhes do julgamento da apelação serão definidos mais tarde, informou o tribunal.

Na quarta-feira, Assange, que é acusado de crimes sexuais na Suécia, teve a liberdade condicional concedida sob o pagamento de uma fiança de 200 mil libras (US$ 310 mil) pela Corte de Magistrados de Westminster, em Londres. Ele estava preso há uma semana, quando se entregou às autoridades para cooperar com as investigações. Ele se diz inocente.

O recurso da promotoria sueca faz com que Assange, que deveria ter sido libertado na quarta, permaneça preso pelo menos até a quinta-feira. A Suécia deseja sua extradição, mas os advogados do australiano já se mobilizam contra a Justiça sueca. Os promotores apresentaram o recurso sob o argumento de que Assange poderia fugir durante o período em liberdade condicional.

Apesar de ter concedido liberdade condicional a Assange, o juiz britânico que cuida do caso estabeleceu uma série de condições para que o australiano deixasse a prisão - terá de usar um dispositivo eletrônico que controlará sua localização, precisará se apresentar à polícia diariamente às 18 horas e deverá ser mantido em custódia durante dois períodos fixos.

Assange é considerado o responsável pelo vazamento dos mais de 250 mil documentos americanos, que começou no dia 28 de novembro e causou constrangimento às autoridades americanas por ter revelado segredos da política externa dos EUA. Washington classificou a ação como irresponsável e como uma ameaça à segurança nacional.

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir