Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 15-12-2010

Obras, urbanismo, paisagismo e meio ambiente caminham juntos em Itapemerim
Entre tantos investimentos em infraestrutura no Município de Itapemirim, no próximo ano a população irá desfrutar de mais uma obra realizada em parceria com o Governo do Estado. A conclusão dos 600 metros de calçadão da Rua Pe.
Obras, urbanismo, paisagismo e meio ambiente caminham juntos em Itapemerim
Foto: Bruna Hemerly

Otávio Moreira, que liga a Igreja Nossa Senhora do Amparo ao Parque de Exposição "Dr. Ayrton de Moreno", está previsto para março de 2011. Além de garantir conforto e segurança aos pedestres na hora da caminhada, o calçadão traz consigo outras melhorias.

O projeto do calçamento, não se restringe somente a Secretaria Municipal de Obras, as Secretaria Municipais de Meio Ambiente e Agricultura também estão envolvidas. Tudo isto, porque para a construção do calçadão será necessário a retirada de algumas árvores, já autorizadas pelo órgão ambiental competente, entre elas, uma árvore doente, outras com altura e raízes além do permitido, e ainda alguns troncos. As Secretarias responsáveis informaram que a retirada das árvores será no dia 27 deste mês, e em breve serão plantadas 36 novas árvores, totalizando 48, com as outras 12 que serão preservadas.

As árvores que serão plantadas, são da espécie Ipê amarelo e já foram compradas pelo Município. Nativas do Brasil, as pequenas árvores que se destacam nas cores e nas flores são adequadas para calçada e locais com fiação. A floração dos Ipês deve começar entre agosto e setembro de 2012.

A intenção da arborização é criar espaços "verdes", melhorar a estética da rua, diminuir a poluição, reduzir a temperatura, e ainda amenizar os ruídos, quando o tamanho da árvore for suficiente para impedir que o som se propague até as paredes da casa.

"Queremos nosso Município crescendo em todos os sentidos, não basta pensar em infraestrutura se não tiver qualidade de vida. Espero que durante as caminhadas e conversas no calçadão, possamos apreciar a beleza das belas flores que também farão parte da história deste belíssimo lugar." Afirma a Prefeita Municipal.

O calçadão faz parte de um projeto que já vem trazendo benefícios desde o início do ano com mais de 2 mil metros de ruas drenadas e pavimentadas. O serviço foi realizado nas Ruas São José do Rio Preto com a esquina da Rua Rafael Vale dos Reis, do Bairro Jardim Paulista, nas Ruas XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI e XVII do Bairro Rosa Meireles e na Rua de acesso as Casas Populares de Candéus.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir