Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 20-12-2010

Histórias e lembranças de um palácio
" Participar da inauguração da revitalização do PALÁCIO DAS ÁGUIAS significa, para mim, a retomada da esperança e de que nem tudo está perdido em nosso município.
Histórias e lembranças de um palácio
Foto: José Rubens Brumana

São décadas de muita luta, muitas viagens a Vitória muitos movimentos populares com escolas e pessoas sensíveis muitos abraços simbólçicos ao nosso patrimônio histórico, enfim, este momento significa uma vitória da cultura maratimba", enfatizou a psicóloga e uma das idealizadora da revitalização do Palácio das Águias Ivilisi Soares Azevedo. Numa narrativa embaladas de emoções as lágrimas correm soltas sem constrangimentos.

"Lembrei-me de seu Manoel, seu Antonico, seu João Marafoni, seu Valdemiro, pessoas que viveram de perto a fase áurea do Porto da Barra e que hoje habitam em outro plano, mas que muito ajudaram a construir a história desse recanto tão bonito da nossa terra", relata. Vagueia no imagina do passado e narra:"Por momento vislumbrei o jardim ao lado direito do casarão, que meu saudoso pai o coronel Jose Marques Soares cuidava tão bem, onde os lírios brancos, os copos de leite e as palmas de Santa Rita vicejavam maravilhosas".

Ivilisi com sua memória fotográfica e emocional passeia pelos salão nobre do monumento histórico." A sala de visitas com seu piso em mancheteria está de novo deslumbrante. Por um instante vi, como se realidade fosse, o piano, as fotos de Simão e Luis Soares e a tela intitulada " Sol da Meia- Noite", a mobília em cerejeira com forração em veludo bege e azul marinho, as cadeiras namoradeiras, o lustre em cristal austríaco, e o corredor, tão longo para uma criança de seis anos de idade, hoje parece mais curto", mensura.

façlndo como personagem viva da história lembra que um dos cômodos mais frequentado era a copa, que dava para a varanda dos fundos. " Ali em uma imensa mesa redonda de pessoas influentes, entre um cafezinho e outro, decidia-se o futuro da navegação e do desenvolvimento econômico do sul do Estado", avalia

Sobre seu inesquecível pai memorizou que da janela dos fundos com seu inseparável binóculo, observava o movimento de entrada dos navios para o Porto da Barra.E foi dessa mesma varanda que ele encontrou avariado em alto-mar o hidro-avião Ypiranga, ao qual trouxe até os fundos do trapiche, puxado pelo rebocador São Simão.

São muitas histórias, muitas lembranças e sentimentos que o Palácio das Águias abriga. E à partir de hoje, tudo isso será compartilhado com todas as pessoas sensíveis o suficiente, para enxergar que por esse pequeno porto, pelo trapiche e pelo Palácio das Águias, passou grande parte do progresso do Estado do Espírito Santo", finaliza Ivilisi Soares.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir