Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2010

Neve paralisa sistemas de transporte no norte da Europa
Funcion�rio do Aeroporto de Orly, em Paris, trabalha para evitar danos nos avi�es.
Neve paralisa sistemas de transporte no norte da Europa
Foto: www.estadao.com.br

LONDRES - A neve e as baixas temperaturas prejudicam os sistemas de transporte rodovi�rio, ferrovi�rio e a�reo no norte da Europa pelo terceiro dia consecutivo nesta segunda-feira, 20.

Milhares de passageiros n�o conseguem viajar, lojas est�o vendendo menos e os aeroportos e companhias a�reas ficam com a maior parte dos preju�zos. Reino Unido, Fran�a, Alemanha e Holanda s�o os pa�ses mais afetados pela onda de frio intenso e pela neve, que deve continuar at� o Natal, segundo os meteorologistas.

Entre as capitais, Paris era uma das cidades mais afetadas. A operadora A�roports de Paris informou que nenhum voo pousaria na capital da Fran�a na manh� desta segunda-feira. A Air France prev� grandes atrasos durante o dia em seus voos de Paris e possibilidade de mais cancelamentos. O operador de transporte p�blico de Paris, RATP, informou que entre 40 e 50 linhas de transporte coletivo est�o suspensas.

A Eurocontrol, organiza��o para o controle do tr�fego a�reo em 38 pa�ses europeus, informou que os aeroportos de Orly, Roissy-Charles de Gaulle e Le Bourget, em Paris, n�o tinham voos nesta manh�. Na Alemanha, os aeroportos de Frankfurt e Berlim Tegel sofriam com grandes atrasos.

A operadora do aeroporto de Frankfurt, Fraport, informou que cerca de 300 voos deveriam ser cancelados, dos 1.300 marcados para esta segunda-feira. Cerca de 900 dos 2.700 voos marcados foram cancelados no s�bado e no domingo.

A Fraport montou cerca de mil camas de campanha em uma �rea do aeroporto para os passageiros passarem a noite. Comiss�rios distribu�ram lanches e bebidas e palha�os e outros artistas e animadores tentavam entreter as crian�as.

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do mundo, estava aberto nesta segunda-feira, mas operando com limita��es, conforme as companhias tentavam mover aeronaves e equipes para suas posi��es normais, informou a operadora do aeroporto BAA Airports. O aeroporto passou boa parte do fim de semana fechado, por causa da neve. Milhares de voos foram cancelados e muitos passageiros se amontoaram com seus cobertores pelos terminais.

A British Airways PLC (BAY.LN) cancelou centenas de voos no fim de semana. A companhia recomendou aos passageiros que n�o t�m urg�ncia de viajar que cancelem suas passagens, pedindo seu dinheiro de volta ou remarcando os voos. Todas as companhias estavam aconselhando os passageiros a checar se seus voos ainda estavam marcados antes de ir at� o aeroporto.

Estradas e ferrovias

Os servi�os ferrovi�rios e as estradas tamb�m sofriam interrup��es. O Escrit�rio Meteorol�gico no Reino Unido emitiu advert�ncias de tempo ruim para boa parte do pa�s, elevando-se os riscos de acidentes em estradas afetadas pela neve.

A Eurostar, que opera os trens de passageiros entre Londres e as cidades europeias, incluindo o T�nel do Canal, que vai at� Paris, informou que havia atrasos e restri��es de velocidade e v�rios trens e equipes estavam fora de posi��o. A ag�ncia informou que operar� em esquema especial, com alguns cancelamentos por v�rios dias. A Eurostar informou que n�o vender� mais passagens de trem at� o Natal.

Na Holanda, o aeroporto de Schiphol, em Amsterd�, est� em opera��o nesta segunda-feira, ap�s cancelar cerca de 100 voos no s�bado e 70 no domingo por causa do tempo ruim. Um porta-voz, por�m, previu o cancelamento de alguns voos hoje por causa de problemas em outros pa�ses, enquanto as condi��es meteorol�gicas em Amsterd� geravam atrasos em outros voos. As informa��es s�o da Dow Jones.

Neve paralisa sistemas de transporte no norte da Europa
Alemanha, Reino Unido, Fran�a e Holanda s�o os pa�ses mais afetados pela onda de frio


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir