Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Cotado para STF, Adams permanece na Advocacia-Geral da União
Luís Inácio Adams comanda AGU desde outubro de 2009. Ele é cotado para assumir uma vaga de ministro do STF.
Cotado para STF, Adams permanece na Advocacia-Geral da União
Foto: g1.globo.com

Cotado para assumir uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro- chefe da Advocacia Geral da União, Luís Inácio de Lucena Adams, permanecerá no cargo no governo Dilma Rousseff. Adams está à frente da AGU desde outubro de 2009, quando José Antonio Dias Toffoli deixou o cargo para assumir a cadeira de ministro do STF.

Segundo interlocutores, Adams esteve mais próximo e teria cultivado a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o período eleitoral, em que o defendeu dos pedidos de multa julgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de defender o presidente na Justiça Eleitoral, sob o comando de Adams a AGU atuou em causas polêmicas como a construção da Usina de Belo Monte, no Pará, e a manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

Mesmo permanecendo na AGU, Adams ainda pode ser indicado para ocupar o posto de 11º ministro do STF. A cadeira está vaga desde agosto, quando o ex-ministro Eros Grau se aposentou.

Adams, 45 anos, nasceu em Porto Alegre (RS), em 2 de março de 1965. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e também já foi professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito do Vale do Itajaí (SC).

Em 1993, Adams foi aprovado no concurso para procurador da Fazenda Nacional. Foi procurador interino na Procuradoria- Regional da União da 4ª Região, que compreendo os estados do Sul.

A partir de 2003, atuou como consultor jurídico e secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em maio de 2006, começou a atuar como Procurador-Geral da Fazenda Nacional (PGF) até ser nomeado Advogado-Geral da União em 23 de outubro de 2009.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir