Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Banco do Japão mantém taxas inalteradas e compromete-se a comprar activos
O Banco do Japão manteve as taxas de juro inalteradas ao nível próximo de 0% e prometeu manter os programas de compra de activos e de concessão de empréstimos à banca.
Banco do Japão mantém taxas inalteradas e compromete-se a comprar activos
Foto: www.jornaldenegocios.pt

A taxa de juro de referência para o Japão permaneceu no intervalo entre 0% e 0,1% e o banco central vai manter o programa de compra de activos no valor de cinco biliões de ienes (45 mil milhões de euros) e o programa de concessão de crédito à banca em 30 biliões de ienes.

"A volatilidade das taxas de longo prazo pode afectar a economia, os preços e as condições financeiras ao influenciarem os custos de financiamento para as famílias e as empresas", disse o governador do Banco do Japão, Masaaki Shirakawa, à saída da reunião entre os responsáveis pela política monetária do país.

A decisão de manutenção da taxa de juro foi tomada por unanimidade e era antecipada por todos os 16 economistas inquiridos pela Bloomberg, antes da decisão.

"As taxas de curto prazo estão demasiado elevadas", disse o economista sénior do Nomura Securities, Shuichi Obata, à Bloomberg. "O Banco do Japão deveria fornecer amplo financiamento através do mercado de operações de mercado monetário para conter as taxas de juro de curto prazo", acrescentou.

Os responsáveis do banco central disseram que "o banco vai comprar activos de forma constante e fornecer financiamento de longo prazo" de forma a que "os efeitos dos estímulos monetários se espanlhem", disse a instituição em comunicado.




Fonte: www.jornaldenegocios.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir