Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Comércio quer alcançar alta de 12% nas vendas de Natal em Santa Catarina
Pesquisa da FCDL afirma que 43% das compras de dezembro são feitas em apenas 10 dias
Comércio quer alcançar alta de 12% nas vendas de Natal em Santa Catarina
Foto: www.clicrbs.com.br

A quatro dias do Natal, o comércio se prepara para o maior movimento do ano nas lojas. No dia 23, as vendas devem somar mais do que o dobro de um dia normal no varejo. O último final de semana teve o melhor faturamento do ano para o comércio.

Segundo pesquisa da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de SC (FCDL), quase a metade (43%) das compras de dezembro é feita em apenas 10 dias, depois do dia 15 de dezembro. Como o comércio ainda não alcançou as metas de crescimento previstas para o mês, aposta as fichas nestes últimos dias.

A chuva atrapalhou bastante as vendas no Estado, observa o presidente da FCDL, Sérgio Medeiros. A expectativa de crescimento de vendas era de 12% em dezembro, em relação ao mesmo período em 2009, mas, por enquanto, está em 8,5%.

A entrada da segunda parcela do 13º salário deve ajudar a fechar essa conta. Somando-se as duas parcelas, o antes chamado "abono natalino" injetará R$ 3,7 bilhões para 3 milhões de catarinenses, incluindo aposentados e pensionistas. Como algumas empresas costumam adiantar parte do benefício na metade do ano, estima-se que 70% do total entre na economia agora, de acordo com o supervisor técnico do Dieese, José Álvaro de Lima Cardoso.

A rotina atribulada dificulta o planejamento com antecedência, segundo o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nadil Sahyon. O horário especial das lojas facilita a vida dessas pessoas, inclusive quem tem férias coletivas. Mas José Álvaro Cardoso, do Dieese, alerta que é preciso planejar os gastos, pois em janeiro há contas extras, como impostos e matrículas nas escolas.

— É o risco de ascensão e queda em um único mês. A pessoa pensa que tem dinheiro, gasta, mas chega em janeiro e acaba entrando no cheque especial — avisa Cardoso.

Fonte: www.clicrbs.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir