Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Lula e Cabral recebem homenagem do prêmio Brasil Olímpico
Em fim de mandato, Lula também foi homenageado.
Lula e Cabral recebem homenagem do prêmio Brasil Olímpico
Foto: www.jb.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral foram homenageados na noite desta segunda-feira (20/12) pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) durante o prêmio Brasil-Olímpico 2010, de reconhecimento aos atletas que mais se destacaram no decorrer do ano. A festa aconteceu no Vivo Rio, anexo ao Museu de Arte Moderna (MAM), Zona Sul do Rio.

O presidente foi homenageado pela criação do Ministério dos Esportes, e o governador, pela liderança nas ações de retomada dos complexos do Alemão e da Penha. Também foram homenageados o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, pela vontade política e dedicação à área.

Em seu discurso, Lula lembrou que o trabalho em conjunto foi definitivo para a conquista das Olimpíadas no Brasil e afirmou que esporte não deve ser encarado como custo, e sim como investimento.

- Estamos comemorando a vitória do profissionalismo. O profissionalismo do COB, da prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério dos Esportes e do governo federal. Jogamos fora o complexo de vira-latas que Nelson Rodrigues tanto dizia e conquistamos o direito de realizar uma Olimpíada no Brasil. O que nós queremos daqui pra frente é exatamente isso: nós não queremos fazer favor a ninguém. Queremos transformar o esporte em um instrumento de desenvolvimento deste país. Nós não podemos mais falar em gastar com esporte. É investimento. Precisamos de políticas de Estado para garantir a todos o direito de disputar, em igualdade de condições, uma medalha de ouro nas Olimpíadas no Brasil, em Londres ou qualquer lugar - disse o presidente.

Lula aproveitou, ainda, para parabenizar o governador pelas recentes ações de retomada dos territórios do Alemão e da Vila Cruzeiro.

- Parabéns, Sérgio, pelo Rio de Janeiro. Estou convencido que tem um milagre acontecendo nesse país que é a parceria feita entre os entes federais, o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a prefeitura e o governo federal.

Cabral falou sobre o momento especial que o Rio está vivendo e comemorou os próximos calendários esportivos no estado.

- Estamos celebrando a pacificação do Complexo do Alemão e Complexo da Penha, estamos celebrando o Rio de Janeiro que está saindo de uma posição de decadência econômica. No último mês de novembro, conquistamos um número recorde de geração de empregos. Estarmos celebrando a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Mundiais Militares de 2011 e os Jogos de 2016. O que estamos celebrando aqui é uma coisa chamada parceria - discursou.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, também ressaltou os esforços conjuntos e agradeceu o presidente e o governador pela dedicação à causa do esporte.

- Presidente, o que você fez pelo Brasil ultrapassou qualquer fronteira. Foi o presidente que mais fez pelo esporte na história do Brasil. Ao Cabral, quero dizer que chorei ao ver a retomada pelo Poder Público da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão. Você cumpriu, dois anos antes, um legado olímpico - afirmou.

Considerado o Oscar do esporte brasileiro, a premiação abrangeu todas as modalidades olímpicas e outras pan-americanas disputadas pelo país. Neste ano, além de atletas individuais, times, duplas (como vôlei de praia), trios (vela), quartetos (como revezamentos do atletismo e da natação) também concorrem ao Troféu Melhor do Ano no Esporte.

A escolha dos melhores em cada uma das 47 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. A escolha para o Troféu Melhor do Ano no Esporte foi feita por este mesmo júri e pelo voto popular, através da Internet.

Além dessas categorias, foi premiado o melhor técnico individual e coletivo, os melhores atletas paraolímpicos, o melhor técnico paraolímpico e melhores atletas escolares e universitários. Ainda foram oferecidos o Troféu Adhemar Ferreira da Silva e o Troféu COI "Esporte – Inspirando Jovens" e o Troféu Personalidade Olímpica.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir