Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Banco Central das Filipinas encara "saia justa" com novas notas
Críticos reclamam de mapas errados e pássaro "inventado". Troca das cédulas é estratégia para evitar falsificações.
Banco Central das Filipinas encara
Foto: g1.globo.com

As Filipinas tentam sair de uma "saia justa" por causa de suas novas notas de peso. Ridicularizadas pelos críticos, as notas carregam mapas errados e, aparentemente, uma espécie de papagaio "inventada".

O Banco Central começou a enviar as notas para os bancos na última sexta-feira (17) e devem estar disponíveis ao público antes do Natal. O deputado federal Diwa Gunigundo defendeu a interpretação artística dos mapas das Filipinas, que aparecem nas notas de 20; 25; 100; 200; 500; e 1 mil pesos. Eles excluem as ilhas Batanes, perto de Taiwan, e descartam alguns dos principais pontos turísticos da região.

"Se nós fizéssemos o mapa das Filipinas preciso, teríamos que ter desenhado todas as 7 mil ilhas", ressaltou. "O que nós queríamos era abstrair a localização geral de todas essas partes importantes das Filipinas", argumentou.

Gunigundo também defendeu o desenho de um raro pássaro nativo, o papagaio azul-naped, representado na cédula de 500 pesos, dizendo que ele foi modelado de acordo com o esquema de cor amarelo da nota. O Wild Bird Club das Filipinas, uma organização de observadores de pássaros, insiste que o papagaio de bico amarelo sobre a nota não existe em qualquer lugar do país já que, na realidade, o papagaio azul-naped tem o bico vermelho.

Em relação às críticas sobre um possível descuido com o projeto das novas notas, Gunigundo disse que ele demorou três anos para ser desenvolvido. Segundo ele, o chefe do Instituto Histórico do país ajudou o Banco Central. O deputado também destacou a importância das novas cédulas, mais seguras contra a ação de falsificadores.

Não é a primeira vez que o Banco Central das Filipinas tem sido criticado sobre projetos de sua moeda. A instituição foi forçada, em 2005, a retirar as notas de circulação por causa de um erro no nome de Gloria Arroyo, o antecessor do atual presidente, Benigno Aquino.

A nota com o erro, chamada de "Gloria Arrovo", virou item muito procurado entre colecionadores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir