Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-12-2010

Homem se joga de balcão do Parlamento romeno durante sessão
Adrian Sobaru sofreu lesões e passará por cirurgia. Aparentemente ele protestava contra medidas de austeridade do governo.
Homem se joga de balcão do Parlamento romeno durante sessão
Foto: g1.globo.com

Um homem se jogou do mezanino da Câmara romena nesta quinta-feira (23), durante uma sessão em que o governo conseguiu derrubar uma moção de não confiança no Parlamento. Segundo a agência de notícias Associated Press, o homem sofreu fraturas de face e não corre perigo de morte.

Aparentemente, ele se jogou em protesto contra as medidas de austeridade do governo. Ele usava uma camiseta escrito: "Vocês nos perfuraram, vocês mataram o futuro dos nossos filhos. Liberdade."

A forte pancada repercutiu na Câmara depois que o homem, Adrian Sobaru - identificado pela rede de televisão pública do país como um dos seus engenheiros -, saltou de uma altura de cerca de 7 metros. Ele bateu nos bancos logo após o primeiro-ministro, Emil Boc, ter cumprimentado os parlamentares. Ninguém mais ficou ferido.

Boc olhou assustado e correu em direção ao homem, junto com outros legisladores. O primeiro-ministro classificou o incidente como "uma tragédia" que o chocou, e pediu calma "nestes tempos difíceis."

A sessão foi reiniciada sem a presença de parlamentares da oposição, que sairam quando o seu pedido para reagendar a moção foi negado. A oposição precisava de 236 votos para derrubar o governo.

O governo da Romênia está atolado na recessão e recentemente reduziu os salários do setor público em um quarto. Os impostos sobre vendas foi aumentado de 19 a 24%. O declínio de sua economia é esperado em 2% neste ano, depois que contraiu 7,1% em 2009. Os cortes irritaram muitos romenos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir