Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2010

Assange duvida que o R.Unido possa extraditá-lo aos EUA
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que está em liberdade condicional no Reino Unido enquanto aguarda por seu processo de extradição à Suécia, acredita que seria "politicamente impossível" para Londres entregá-lo aos Estados Unidos, onde, afirma
Assange duvida que o R.Unido possa extraditá-lo aos EUA
Foto: influenciadirecta.blogspot.com

Em declarações publicadas nesta sexta-feira pelo diário "The Guardian", Assange se mostra convencido de que seria muito difícil ao Reino Unido extraditá-lo aos EUA se contasse com um forte apoio da população, já que, depois do processo na Justiça, é o Governo britânico quem tem a palavra final.

O ativista australiano, de 39 anos, não descarta que as autoridades americanas solicitem sua extradição para ser submetido a um processo legal sob a acusação de espionagem, devido ao vazamento de milhares de documentos secretos da diplomacia americana por parte do site WikiLeaks.

Assange está vivendo na mansão de um amigo em Suffolk (no leste da Inglaterra) sob estritas condições de liberdade condicional impostas pela Justiça britânica, enquanto continua o processo que delibera sobre sua extradição à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais por duas mulheres.

"É uma questão política. Podemos presumir que haja uma tentativa de influir na opinião política do Reino Unido", disse o australiano. "Legalmente, o Reino Unido tem o direito de não extraditar por crimes políticos. A espionagem é um caso clássico de crime político".

Ele acredita que, se for extraditado aos EUA, há uma "grande possibilidade" de ser assassinado ao estilo "Jack Ruby", em referência ao homem que matou Lee Harvey Oswald antes que este pudesse ser julgado pelo assassinato do presidente americano John F. Kennedy em 1963.

A próxima audiência do processo de extradição de Assange à Suécia está prevista para 11 de janeiro no tribunal de Westminster (Londres).

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir