Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-12-2010

Militar produz alimento orgânico em Marataízes
O tenente da reserva Dalton Menezes é daqueles apaixonado por alimentos sem adição química.
Militar produz alimento orgânico em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Na juventude morava no interior de Afonso Claúdio e diz que os alimentos não recebiam essa carga de defensivos como agora. Passou a cultivar legumes,verduras e plantar árvores frutiferas a cerca de quinze anos quando tomou conhecimento pela televisão de uma criação de minhocas.

" Na juventude tinha até nojo delas. Com seu húmus planto meu alimento saudável e ainda dou para meus amigos", diz ainda que as verduras crescem de forma assutadora. " Já produziu uma beterraba que deu mais de um quilo. Muitos não acreitarão , mas tenho prova", pondera.

Mas, nem precisava apesar do período desfavorável para as verduras e legumes as plantações de cenoura, coentro e couve provam sua fala. Num espaço de três lotes cultiva couves, taioba, cenoura, tomate, aipim salasa, cebolinha, coentro, manga, banana, cana,siriguela, laranja que são um deleite para os apreciadores do alimento orgânico.

As sobras das lavouras são dadas para a criação de galinha que mantém em sua residência localizada no bairro Santa Teresa. O militar é tão criterioso que evita a entrada de pessoas que tenham manuseado agrotóxicos em seus terrenos onde planta com o aditivo de terra vegetal e húmus sua alimentação.

" Para minhas minhocas vou atrás de vegetais e compostos que não tenham aditivos químicos", afirma Dalton. Com a produção de húmus, considerado um dos melhores adubos, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Marataízes comprou cerca de duas toneladas para distribuir entre produtores. " É uma forma de ajudar aos pequenos produtores a plantar alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos" ressalta o titular da pasta Luis Claúdio Sad.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir