Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 06-01-2011

Microsoft vai adaptar novo Windows para aparelhos do futuro
Sistema operacional será compatível com arquitetura ARM de processadores. Na abertura da CES, presidente comemorou sucesso de vendas do Kinect.
Microsoft vai adaptar novo Windows para aparelhos do futuro
Foto: g1.globo.com

"Não importa onde você estiver e qual equipamento estiver usando, agora ou no futuro: o Windows estará lá". Apesar do tom marqueteiro, a frase sintetiza a apresentação feita pelo presidente da Microsoft, Steve Ballmer, na abertura do Consumer Electronics Show 2011, em Las Vegas.

No evento, Ballmer apontou que o caminho da Microsoft no mercado dos tablets - assunto principal de 9 em cada 10 discussões na CES deste ano - é o de insistir na versão completa do Windows 7, sem fazer concessões como as feitas pela Apple com o iPad.

O executivo anunciou ainda que a próxima versão do Windows vai deixar de ser compatível apenas com a tradicional arquitetura Intel/AMD, fabricantes dos chips que presentes em quase a totalidade dos computadores atuais, e passará também a rodar em processadores ARM, como os que equipam diversos smartphones e equipamentos como o iPad, da Apple.

"Apostamos que o consumidor quer a experiência completa do Windows, com acesso a uma internet moderna, multimídia, e com total produtividade seja lá qual for o formato do computador utilizado", afirmou Ballmer.

Isso significa que a Microsoft, para competir no crescente mercado de tablets, não vai criar uma versão simplificada de seu sistema operacional, como fez a Apple, com o iOS. Outro sistema concorrente da Microsoft, o Linux, também tem em uma versão adaptada - o Android, do Google - sua maior presença no mercado de aparelhos móveis.

Usuários destes sistemas não podem, por exemplo, utilizar o mesmo editor de vídeo e de texto que já rodam em seus computadores, precisando baixar um aplicativo específico - normalmente uma versão simplificada do programa original. Não é o que a Microsoft quer fazer. A ideia é que os tablets com Windows rodem o mesmo Photoshop, Powerpoint e Word já conhecidos pelos usuários de PCs.

Todo o sistema em um chip

"O Windows tem flexibilidade para suportar os equipamentos do futuro", acredita Ballmer. A nova versão do Windows será escrita e compilada para operar em equipamentos dotados dos chamados "System-on-a-Chip", ou SoC. Trata-se de um formato que integra, em um pequeno chip de silício, todos os principais componentes de um computador. Geralmente as máquinas que utilizam este tipo de processador são mais portáteis, mais baratas e consomem menos energia.

Para reforçar a estratégia da Microsoft, Ballmer e Michael Angiulo, vice-presidente da divisão responsável pelo ecossisema Windows, mostraram máquinas de diversos formatos que devem chegar ao mercado nos próximos meses.

Destaque para um tablet com duas telas fabricado pela Acer: parece um notebook tradicional, mas no lugar do teclado, há um segundo monitor de cristal líquido, sensível ao toque. Caso o usuário precise escrever, a tela exibe um teclado virtual, como em um tablet comum.

Outro modelo é fabricando pela Samsung, e funciona como um híbrido entre notebook e tablet. Caso o usuário prefira usar o formato "da moda", a tela "escorrega" para cima do teclado, que desaparece.

Surface 2.0, direto da casa do futuro

Uma das primeiras incursões da Microsoft em sistemas operados pelo toque, o Surface também ganhou uma nova versão. Talvez tenha sido o produto mais revolucionário e futurístico mostrado até o momento na CES, embora tenha público-alvo restrito - a mesa com uma tela no lugar do tampa normalmente é utilizada em demonstrações e como objeto para chamar a atenção em parques, restaurantes e empresas.

De qualquer forma, o Surface 2.0 vai além do toque, e incorpora tecnologias que até então estavam restritas à chamada casa do futuro, espaço de exibição no campus da Microsoft em Redmond, nos EUA. A tecnologia, batizada de "Pixel Sense", faz com que cada pixel da tela se comporte como uma câmera, "enxergando" qualquer objeto colocado sobre ela.

Na demonstração, Angiulo escreveu em uma folha de papel e a colocou na mesa. O computador capturou a informação e a colocou em um processador de texto. Em outra, o Surface foi colocado na vertical, como um painél. O demonstrador usou um folheto que, ao ser identificado pela tela, serviu como comando para iniciar a exibição de um vídeo.

Kinect e avatar "careca"

Na apresentação de Ballmer, evento mais procurado pelos cerca de 127 mil participantes da CES, também houve espaço para as incursões da Microsoft em outras duas telas: a TV e o celular.

Na primeira, Ballmer apresentou os números de vendas do sistema Kinect, criado pelo brasileiro Alex Kipman, e que utiliza imagens captadas do movimento dos próprios jogadores como comando para o videogame Xbox 360. O aparelho, que dispensa o uso de joysticks e botões, vendeu 8 milhões de unidades em seus primeiros 60 dias no mercado, ajudando a aumentar a base instalada do Xbox 360 para 50 milhões de unidades.

"Não há tecnologia como o Kinect em nenhum outro lugar", disse Ballmer. No telão, uma caricatura do presidente da empresa anunciou uma das novidades para o sistema. Batizado de Avatar Kinect, trata-se de um programa que captura a expressão facial do jogador e a transporta para dentro do jogo.

Risos, gargalhadas, movimentos nos olhos e nas sombrancelhas, tudo é reproduzido pelo avatar. "É impressão minha ou esse boneco estava careca demais?", brincou Ballmer.

As outras novidades não devem beneficiar o usuário brasileiro de Xbox 360. Nos próximos meses, será possível utilizar comandos por gestos e por voz para ver e baixar filmes na locadora virtual Netflix e no site Hulu Plus. Os serviços, no entanto, não estão disponíveis no Brasil.

Também foi anunciada uma parceria com a ESPN, que permitirá o uso de elementos de redes sociais da Xbox Live na exibição de jogos a liga universitária de futebol americano. O sistema deverá ser expandido para outros esportes em breve.

Windows Phone 7
Para o sistema operacional para telefones, o grande anúncio do dia foi a chegada de uma versão do RPG Fable. A empresa também prometeu adicionar a função copiar e colar em uma atualização a ser liberada "em breve".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir