Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2011

Número de mortos na Região Serrana chega a 381
Rio - Autoridades informaram, nesta quinta-feira, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas na Região Serrana subiram para 381.
Número de mortos na Região Serrana chega a 381
Foto: odia.terra.com.br

A madrugada na região foi de chuva fraca e sem registros de deslizamentos ou desabamentos, mas a previsão é que novas pancadas caiam sobre Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Em Teresópolis foram registrados 161 óbitos e em Nova Friburgo outros 178. Em Petrópolis 39 morreram e em Sumidouro 13 pessoas perdaram suas vidas.

As buscas só foram interrompidas em Petrópolis durante a madrugada em decorrência da falta de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos foram retomados às 7h. Em Teresópolis e Petrópolis, os militares trabalharam sem interrupção. Outros pontos da Região também foram afetados com gravidade. Em São José do Vale do Rio Preto e na localidade do Areal a água subiu muito e causou a destruição de casas e carros.

Entre as estradas a mais afetada foi a RJ-116. Mesmo liberada, a via ainda tem 20 trechos de queda de barreiras e outros tomados por muita terra e lama.

De acordo com o 15º GBM (Petrópolis) o Vale do Cuibá, um dos locais mais atingidos, teve de ter as buscas interrompidas no trecho que liga Itaipava a Teresópolis também em decorrência da falta de luz e à quantidade de lama. Os bombeiros voltam ao trabalho na manhã desta quinta-feira.

Em Teresópolis, a Defesa Civil informou que o trabalho de resgate das vítimas continua em nove dos 17 pontos atingidos pelas chuvas. As buscas serão intensificadas nos bairros de Barra de Imbuí e Espanhol, onde a situação é considerada como crítica. A Secretaria de Meio Ambiente estima que ainda existam 25 desaparecidos.

Na tarde de quarta-feira, o governador Sérgio Cabral pediu ajuda à Marinha para o trabalho de resgate. Os militares colocaram à disposição um helicóptero Super Puma e outro Esquilo, que se juntam a cinco aeronaves do governo do estado e que terão a missão de fazer o transporte de pessoal e equipamentos.

Em resposta ao pedido de ajuda do Rio e de São Paulo, também atingido pela chuva, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 780 milhões. Para ter a dimensão dos estragos, Dilma vai sobrevoar as áreas atingidas nesta quinta-feira.

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite de terça-feira a pior catástrofe de sua história e uma das maiores do estado. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro de 2010 em Angra dos Reis e abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir