Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2011

Ministro da Saúde doa sangue às vítimas das chuvas no Rio
Chuva arrastou carros e destruiu casas em Teresópolis (RJ)
Ministro da Saúde doa sangue às vítimas das chuvas no Rio
Foto: noticias.terra.com.br

O ministro de Saúde, Alexandre Padilha, visitou na manhã desta sexta-feira o Hemorio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti), no Rio de Janeiro, onde doou sangue às vítimas das chuvas na região serrana do Estado. Em sua página na rede de microblogs Twitter, Padilha afirmou que a necessidade por doações "aumenta em tragédias como na região serrana".

"Em tragédias como a do Rio de Janeiro, é fundamental que a vontade de ajudar seja coordenada. No Ministério da Saúde, confiamos no comando da Secretaria Estadual de Saúde do Rio", disse o ministro em outra mensagem.

Ontem, o Hemorio esteve lotado durante todo o dia de voluntários que desejavam doar sangue às vítimas da chuva na região serrana do Rio. A demanda era tão grande que o tempo médio de espera para fazer a doação era de duas horas e 30 minutos.

Alguns doadores estavam inclusive sendo levados de van para hemocentros próximos como o do Instituto Nacional do Câncer, que também apresentava grandes filas. Segundo especialistas, até quarta-feira a expectativa era de que cerca de 300 bolsas de sangue fossem necessárias, mas o número deve aumentar com as vítimas das últimas horas.

Pelo Twitter, a instituição convoca as pessoas a não desanimarem por causa das filas e retornarem nesta sexta-feira e no fim de semana. É possível agendar por telefone o horário da doação. O número do Hemorio é (21) 2332-8611.

O Hemorio funciona das 8 às 18h (inclusive sábados e domingos) na Rua Frei Caneca, 8, no centro do Rio de Janeiro. Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 kg e estar bem de saúde.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir