Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2011

Campus Party 2011 começa hoje; confira as novidades
Um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party 2011 começa hoje em São Paulo.
Campus Party 2011 começa hoje; confira as novidades
Foto: www.band.com.br

Cerca de 6.800 pessoas acampadas se reunirão em sete dias de interatividade, novidades e palestras. A 4ª edição da feira, que ocorre no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, ainda conta com 400 atividades, 400 horas de conteúdo e 317 projetos, divididos em quatro áreas de conhecimento e 11 áreas temáticas específicas.
Os portões serão abertos as 12h desta segunda-feira para todos os campuseiros inscritos. Além disso, são esperados milhares de visitantes para a área aberta. A entrada é franca. Entre as atrações mais esperadas está a do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.

De acordo com o responsável pela organização do evento e diretor da Futura Networks Brasil, Mário Teza, o convidado falará do mundo acadêmico e comercial que a internet abrange. "O Al Gore está bastante atrelado a empresas que estão no limite da tecnologia com o conhecimento e trará a experiência de quem vive diariamente com isso, além de associar a tecnologia à sustentabilidade, o que é inovador", afirmou.

Teza ainda explicou que a grane diferença desta edição está na constante criação do homem, que busca sempre mais e mais novidades: "Aquele é um espaço para mostrar o que é novo. O que teve no ano passado já não é novidade. Este ano há outros atrativos que trazem força ao evento."

Pais da internet

Além da presença de Al Gore, outras figuras marcantes para a história mundial da internet estarão no evento. Nesta quarta-feira foram anunciados nomes como Stephen Crocker, que auxiliou a criação dos protocolos da Arpanet, que serviram como base para a Internet de hoje, além de Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation/Wikipedia – que completou dez anos neste sábado.

Editor Especial da Wired UK, uma das principais publicações sobre tecnologia em todo o mundo, Ben Hammersley também promete ser recordista de público em sua palestra.

Mídias Sociais

Uma das atrações que mais cresce conforme passam as edições da Campus Party é a de Mídias Sociais. Mais populares a cada ano, essas redes atraem a atenção do público e ganham um espaço só para elas em 2011.

O espaço promete abrir discussões e ensinar sobre a importância que as mídias sociais têm para o mercado atualmente. As mudanças nas campanhas políticas e também na economia estão diretamente ligadas ao uso destas ferramentas.

Campuseiros inventam

Presente desde 2008 na Campus Party, outro tema crescente no interesse dos amantes por tecnologia é o empreendedorismo. Mas, segundo Mário Teza, não apenas para quem tem uma empresa, mas também para quem possui uma boa ideia. "Para quem tiver um projeto de inovação, que valha a pena ser mostrado, nós abrimos um concurso que chama ‘Campuseiros empreendem’, em que o vencedor pode ganhar R$100 mil", explicou o responsável pela organização do evento.

Além disso, outro módulo em que os participantes podem colocar a habilidade em jogo é o ‘Campuseiros Empreendem’. Lá eles podem mostrar seus projetos e o vencedor ganha uma oportunidade para viabilizar o que ainda está no papel em parceria com o Sebrae.

Política em foco

A Campus Party é um evento tecnológico, sim. Mas não está fechado a outras discussões. Polícia, cidadania e sustentabilidade, por exemplo, serão temas mais que presentes nesta edição.

No último ano, as eleições e as redes sociais foram tema bastante discutido. Presidenciáveis, como Marina Silva e Dilma Roussessff foram grandes visitantes do evento. No entanto, e agora? O que podemos aprender com a força do Twitter, de blogs e sites para a política?

Um módulo promove a discussão entre coordenadores de campanhas eleitorais para mostrar o que as redes sociais mudaram na concepção política brasileira.

Serviço

Campus Party Brasil 2011
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo - SP)
Data: De 17 a 23 de janeiro.
Horário: Das 10h às 22h (para visitantes)
Preço: A área de exposições pode ser visitada gratuitamente.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir