Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-01-2011

Ex-banqueiro suíço entrega dados de clientes ao WikiLeaks
Julian Assange recebe informações sobre cerca de duas mil contas abertas no banco Julius Baer, na Suíça
Ex-banqueiro suíço entrega dados de clientes ao WikiLeaks
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, recebeu nesta segunda-feira dois CDs com dados sobre as contas de cerca de 2 mil clientes do banco suíço Julius Baer. As informações foram entregues por Rudolf Elmer, ex-executivo do Julius Baer, em uma coletiva de imprensa em Londres, na Inglaterra.

Elmer, que foi demitido do Julius Baer em 2002 e que vai a julgamento na Suíça na quarta-feira por quebrar o sigilo bancário, disse que os CDs possuem informações sobre importantes empresários, artistas e cerca de 40 políticos que possuiam contas no exterior.

Ele disse que queria divulgar os dados para educar a sociedade. "Eu acredito que, como banqueiro, tenho o direito de anunciar se algo que está errado", ressaltou o banqueiro.

"Sei como funciona o sistema e conheço a rotina do negócio. A partir desse ponto de vista, queria informar o que eu sei à sociedade", especificou.

Assange disse que os nomes dos titulares das contas bancárias serão publicados no site do WikiLeaks em duas semanas, uma vez que os dados foram verificados. "Está claro que Elmer é um denunciante de boa fé, por isso tenho o dever de apoiá-lo", acrescentou Assange. O fundador do WikiLeaks aguarda em liberdade o julgamento em Londres de um pedido de extradição feito pela Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

Com EFE

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir