Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-01-2011

A LAMA DA VERGONHA E A OMISSíO DA INICIATIVA PRIVADA.
Todos temos assistido nos últimos dias o sofrimento da população serrana do Rio de Janeiro, causado pelas intensas chuvas e deslizamentos ocorridos, ceifando muitas...muitas vidas.
A LAMA DA VERGONHA  E A OMISSíO DA INICIATIVA PRIVADA.
Foto: www.maratimba.com

De imediato pensamos que tudo ocorreu por falta de planejamento e omissão do Poder Público; pelo despreparo dos políticos e pelo descuido daqueles que construíram seus "barracos" onde não devia. É verdade, mas convém lembrar que neste caso não foram carregados pelas águas apenas casebres, mas também mansões. A natureza dá sinais de desgaste.

É bastante comovedor ver como a população se mobiliza num sentimento de irmandade próprio do povo brasileiro, coisa rara, já que nem todos os povos têm esse calor, esse sentimentalismo como nós temos.

Nesta matéria gostaria, entretanto, de lançar discussão sobre o comprometimento que deveria ter a iniciativa privada com o socorro às vítimas; o auxílio na reconstrução de casas; a assistência médica aos desabrigados. Enfim, junto com o Governo deveriam estar grandes empresas, do ramo de telefonia; siderurgia; do ramo bancário; da construção civil, marítimo, televisivo, etc..., enfim, empresas multimilionárias que se associariam para amenizar o sofrimento daquele povo. A construção de 500 casas está orçada em cerca de R$ 25 milhões de reais, valor simbólico para os lucros que essas empresas alcançam sem seus balanços.

Imaginemos o quanto seria bem vindo o recurso de qualquer dessas empresas que auferem, a cada ano, resultados superavitários milionários. O quanto seria importante se a iniciativa privada de associasse ao Governo (com iniciativas de prevenção também), mas principalmente, ao povo brasileiro neste momento de dor, sofrimento e vergonha. É desse mesmo povo que vem o lucro que essas empresas, com inegável competência e direito, auferem. Não se está a esperar humanismo apenas, de um selvagem sistema capitalista; admite-se, até, que a iniciativa funcionaria como uma grande estratégia de marketing, ainda que indiretamente. Não importa. Importa o socorro, a providência e a SOLIDARIEDADE.

Recentemente vimos uma "engenharia financeira" sendo montada para que um grande jogador de futebol retornasse ao país, o que é muito bom. Vemos grandes empresas associarem-se na contratação de ídolos do futebol. Sabemos todos quantos milhões uma cooperativa médica tem investido no futebol, pagando salários milionários, o que é legal, mas...por que não investir na tragédia ? Por que não destinar parte desses recursos para reconstrução de casas, hospitais bem equipados, obras de encosta, e outras mais. Por que não associar-se com o governo e com a população? É, o Brasil é um país laico, de todas as religiões, mas faltam obras caritativas. É bom lembrar que a fé sem obras, é nada. Que DEUS nos conscientize para vermos aqui o sofrimento que reconhecemos lá.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Edmilson Gariolli    |      Imprimir