Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2011

Oficina da Estrada de Ferro será recuperada.
Construída em 1937 servia para a manutenção dos trens que circulavam entre Usina Paineiras, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Castelo, trazendo produtos agrícolas que eram escoada pelo Porto da Barra, através do Trapiche dos Soares.
Oficina da Estrada de Ferro será recuperada.
Foto: José Rubens Brumana

Essa estrada foi construída entre os anos de 1910 e 1920. No local será construído um teatro para duzentas pessoas. Um centro de Artesanato e uma área para gastronomia. Segundo informou a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes Samantha Souza de Oliveira.

Com essa reforma o conjunto arquitetônico da Barra do Itapemirim, formado pelo Palácio das Águais e Trapiche está quase todo recuperado. A secretária afirmou que o Trapiche dos Soares, será o próximo momunemto histórico a sofre uma intervenção para garantir por completo a recuperação desses importantes prédios para a historiografia local e Estadual.

O antigo funcionário da EFI Sebastião Mangueira se diz emocionado, pois ali viu parte de sua vida e agora ver seu sonho realizar. "Vou poder entrar com meus netos e contar a história dessa oficina. Aqui passei momentos formidáveis com amigos que hoje não mais estão entre nós", diz.

O prefeito Jander Nunes Vidal cometa que com a recuperação desse patrimônio histórico o balneário agora pode trazer para a população espetáculos culturais e gastronômicos. "Marataízes passa a fazer parte do circuito cultural e histórico do Estado. Isso é de fundamental importância para a revitalização turística no balneário", enfatiza o prefeito.












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir