Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-02-2011

ENCANTOS DE NOSSA TERRA
Com diz a letra de uma das músicas da cantora Duda Felippe, “vamos chamar alegria, chegou o verão”.
ENCANTOS DE NOSSA TERRA
Foto: José Geraldo

Com o fim do recesso escolar, muitas famílias retornaram às suas cidades, mas a alta temporada ainda se estenderá até o Carnaval. Comerciantes, moradores e mesmo turistas que ainda permanecem no nosso litoral sul capixaba podem desfrutar riquezas naturais belíssimas.

As falésias em Marataízes são uma dádiva divina, bem como a formação rochosa das montanhas geminadas de Itapemirim, o Frade e a Freira, que nos seduzem à prática do rapel e do trekking. Também não há nada melhor que as caminhadas em trilhas ecológicas do Monte Aghá, que além de proporcionar uma esplêndida paisagem, nos convida à reflexão.

Viajar pelos balneários de Anchieta a Presidente Kennedy é se permitir saborear a culinária a base de frutos do mar; curtir os encantos das Ilhas de Piúma e de Itaoca; é conhecer um pouco da história do Brasil Colônia; bronzear-se nas deliciosas águas de nossas praias e desfrutar o melhor da água doce da Guannandy ou das lagoas que aqui existem.

Por aqui, a cor do mar, o sol todos os dias e a hospitalidade valem cada quilômetro rodado. Os passeios de escuna nos proporcionam um cenário deslumbrante! Sem falar dos restaurantes, pousadas e quiosques, cada qual com seu diferencial. Na Praia do Pau Grande, o piquenique em família. E para os amantes da natureza, outro imperdível espetáculo todos os finais de tarde: o crepúsculo!

Os enamorados também têm a chance de ter a lua cheia que nasce lá no horizonte infinito do mar, por cúmplice das juras de amor. Claro, estamos nos atendo à costa, mas se o perfil do visitante é aquele mais aventureiro, o Espírito Santo é um lugar abençoado por Deus e ainda aqui na Região Sul, o clima ameno das montanhas também é um convite a um inesquecível passeio, com vales e relevos ricos em vegetação e fauna.

Além das inúmeras cachoeiras espalhadas por este rincão, a Cordilheira do Caparaó, por exemplo, não pode ficar de fora de seu roteiro de viagens. São colinas de altos cumes, bosques e jardins encantadores cheios de cores e sons das mais variadas espécies de pássaros. Ao norte do Estado contatamos ruínas arqueológicas, com as dunas de Itaúnas e com manifestações culturais trazidas de nossos irmãos que vieram de outro continente.

Já em Castelo, tão pertinho de nós, estão a caverna da Gruta do Limoeiro e várias fazendas com senzalas e casa-grande, a rampa de Ubá para a prática do paraglider, o tradicional tapete que embeleza o feriado de Corpus Christi para outra época do ano e o Pico do Forno Grande, entre outros atrativos.

Nossa terra é assim: apaixonante! São várias as oportunidades de se praticar escaladas, parapente, canoagem. O talento dos artesãos capixabas também resulta em obras de arte que não podem deixar de ser vistas.

Faltam condutores de turismo? Calma! Em breve teremos profissionais habilitados. Em Itapemirim vinte pessoas estão sendo capacitadas a serem guias e em Marataízes está surgindo uma agência turística. Estamos nos preparando, afinal, o turismo é a bola da vez. Quem venham a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016! Nossos ilustres visitantes serão bem vindos e terão o que apreciar, além Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador...



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir