Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2011

Ministro descarta apagão na Copa de 2014
Edison Lobão disse que já existe comissão para avaliar riscos, mas só por “precaução”
Ministro descarta apagão na Copa de 2014
Foto: noticias.r7.com

Ao dar suas explicações sobre o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira (4), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que não haverá apagões nas cidades sedes que vão receber as partidas da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Em entrevista à imprensa, ele minimizou a interrupção no fornecimento, qualificou o sistema elétrico brasileiro como um dos mais modernos do mundo e disse que o problema foi apenas uma "interrupção temporária de energia".

Com relação aos preparativos para o evento, ele garantiu que já existe uma comissão para estudar os riscos de blecaute.

- Nós fizemos uma comissão para trabalhar permanentemente neste período, a partir de agora até a conclusão da Copa do Mundo, com absoluta atenção naqueles Estados e naquelas cidades. Não temos essa preocupação de que possa haver um acidente. Para que então essa comissão? É uma precaução a mais.

Entre as 12 cidades que sediarão a competição, quatro ficam no Nordeste: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN). O apagão desta madrugada afetou oito dos nove Estados da região: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. A energia só foi completamente restabelecida por volta das 5h (no horário de Brasília).

De acordo com informações preliminares do Ministério e do ONS (Operador Nacional do Sistema), pode ter havido falha num equipamento de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE).

Inicialmente, apenas uma linha de transmissão com capacidade de 50 kV teve a corrente interrompida. Na tentativa de religamento, o sistema acusou sobrecarga e, por segurança, cortou o fornecimento das outras cinco linhas que atendem os Estados.

Lobão relatou o problema à presidente Dilma Rousseff, que determinou que "todas as providências" fossem tomadas para evitar novos blecautes. As causas mais exatas do problema só serão esclarecidas numa reunião, na próxima segunda-feira (7), com ONS, Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No escuro e com poucas informações, internautas usaram as redes sociais para alertar sobre o problema. Faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior e a luz foi voltando gradativamente, a partir da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir