Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-02-2011

Recifes naturais de ostra pelo mundo estão quase extintos, diz estudos
Segundo texto, 85% das áreas com o molusco já foram destruídas. Pesquisadores avaliaram 144 baías e outras 44 áreas pelo mundo.
Recifes naturais de ostra pelo mundo estão quase extintos, diz estudos
Foto: g1.globo.com

Pesquisa publicada na edição de fevereiro da revista científica BioScience e divulgada nesta quinta-feira (3) aponta que 85% dos antigos recifes naturais de ostras pelo mundo já foram destruídos. As áreas naturais, que não incluem a produção do molusco em fazendas marítimas específicas, por exemplo, eram abundantes no passado.

O estudo lista esses locais pelo mundo e os classifica desde "bons" para a presença atual de ostra até "funcionalmente extinto", quando há menos de 1% dos recifes originais instalados. É o caso do Mar Frísio e da Baía de Narragansett, ambos na Europa, por exemplo.

Segundo a pesquisa, a exploração de populações selvagens e a ocorrência de doenças, na maioria das vezes causadas pela introdução de espécies não-nativas, constituem os principais motivos para a extinção de recifes de ostras pelo mundo.

Para a conclusão do estudo, pesquisadores da organização não governamental (ONG) The Nature Conservancy e da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos EUA, examinaram recifes de ostras em 144 baías e outras 44 áreas no mundo. A equipe também considerou estatísticas históricas de captura do molusco em cada país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir