Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2011

Nota dos servidores do saae
Diversas demandas estão vinculadas a questão tarifária
Nota dos servidores do saae
Foto: José Rubens Brumana

A Associação dos Servidores do SAAE de Itapemirim, representante legal dos servidores efetivos da Autarquia municipal, vem a público demonstrar a preocupação dos trabalhadores do SAAE com a dimensão que a proposta do realinhamento tarifário alcançou.

Diversas demandas estão vinculadas a questão tarifária, tanto de aspecto operacional quanto de natureza de pessoal. O crescimento do consumo de água tratada e coleta de esgoto sanitário crescem a cada ano, portanto requerem investimentos, que se concretizarão com uma tarifa capaz de cobrir as necessidades dos usuários já existentes e levar o saneamento básico as comunidades mais carentes.

Todos sabem que o maior patrimônio de uma empresa são os trabalhadores, certo disso, o SAAE pretende reestruturar sua política salarial, mas sua efetivação precisa de margem financeira, haja vista os limites de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Todas as aspirações dos funcionários do SAAE se esbarram na necessidade de correção tarifária.

Enquanto a tarifa não é reajustada, os trabalhadores do SAAE amarguram 02 anos sem revisão salarial, 07 anos sem correção do Auxílio Alimentação, 06 anos sem revisão do Plano de Cargos e Salários e a falta de atendimento de outros direitos por ausência de recursos para o custeio. Como se não bastasse todas as carências elencadas, ainda, negociamos horas-extras por folgas, com o intuito de colaborar com a Autarquia para o equilíbrio financeiro frente à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com tudo isso, os servidores do SAAE não deixaram de prestar um bom serviço aos usuários, em especial, aos turistas de nossos balneários, cujas tarefas cotidianas exigiram esforços, muitas vezes, além da capacidade física, debaixo de sol escaldante e em escalas de trabalho noturno, com pequenos intervalos, pois a empresa trabalhou com a capacidade máxima.

Com todas as dificuldades, os trabalhadores do SAAE cumprem com fidelidade suas atribuições, porém precisamos de reciprocidade, com salários condizentes com as necessidades básicas dos trabalhadores. Mas, não pode continuar o achatamento salarial, haja vista que existem servidores com salário-base inferior ao salário mínimo, tendo que ser complementado para cumprimento do dispositivo da Constituição Federal.

Por isso, solicitamos às autoridades dos municípios de Marataízes e Itapemirim que resolvam o impasse tarifário, porque tudo no SAAE está atrelado, sempre, a política tarifária. Afinal, os servidores do SAAE, também, são usuários dos serviços de saneamento prestados pela Autarquia.

ASSOCIAÇíO DOS SERVIDORES DO SAAE DE ITAPEMIRIM


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir