Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-02-2011

Ataque em centro militar deixa dezenas de mortos no Paquistã
Exército diz que homem-bomba era adolescente e vestia uniforme escolar; Taleban reivindica ataque que matou ao menos 27 militares
Ataque em centro militar deixa dezenas de mortos no Paquistã
Foto: ultimosegundo.ig.com.b

Um ataque suicida em um centro militar matou ao menos 27 soldados e feriu outros 40 nesta quinta-feira em Mardan, no Paquistão. Foi um dos piores ataques recentes às forças paquistanesas e, segundo um porta-voz do Exércio, alguns dos feridos estão em estado grave.

Motorista leva caixões para centro militar em Mardan, no Paquistão, onde ataque matou soldados

A polícia e o Exército afirmaram que o homem-bomba era um adolescente que vestia um colete de explosivos por baixo de um uniforme escolar. O Taleban paquistanês, porém, afirmou que ele era um soldado do próprio centro militar de Mardán que se voluntariou para fazer o ataque.

"Ele queria sacrificar sua vida pelo Islã", afirmou Ahsanullah Ahsan, porta-voz do Taleban paquistanês. "Aceitamos sua oferta e o orientamos a atacar seus colegas militares em Mardan."

Leia também:

* Paquistão protesta contra ataques americanos
* Protesto defende morte por blasfêmia

Outro porta-voz do grupo, Azam Tariq, disse que os talebans reivindicavam o atentado "com orgulho". "Prosseguiremos executando este tipo de ataques contra aqueles que protegem os americanos. Faremos isto para nos vingarmos dos disparos de mísseis de aviões não-tripulados e das operações militares nas zonas tribais, até que elas acabem", ameaçou.

Mardan fica próxima às zonas tribais do noroeste no Paquistão, perto da fronteira com o Afeganião, área que é reduto dos talebans paquistanes e principal zona de treinamento da Al-Qaeda. Mardan também fica a 50 km do distrito tribal de Mohmand, onde o Exército executa desde o fim de janeiro uma ofensiva contra os talebans.

O Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP) é o principal responsável por uma onda de quase 450 atentados - a maioria suicidas - que deixou mais de 4 mil mortos em todo o país em três anos e meio. O ataque de Mardan é o 10º atentado em duas semanas no Paquistão, aliada vital dos Estados Unidos na região.

Com AP, EFE e AFP

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir