Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 15-02-2011

A manga seleta está de volta
Uma das frutas mais apreciadas pelo brasileiro essa delícia de polpa amarelada tem mais de 1600 tipos pelo mundo.
A manga seleta está de volta
Foto: José Rubens Brumana

Dessas, a Índia possui cerca de 1000. No Brasil as mais plantadas são a tommy atkins, aden, espada, rosa e ubá. Mas nenhuma dessas tem o aroma e sabor da manga seleta. É a mais conhecida e deseja em Marataízes e região. Por mais de uma década estava desaparecida devido uma misteriosa doença que secava seu pé e destruiu plantações caseiras pelo litoral.

Quem conta á história dessa manga em Marataízes é Manoel Ricardo Alves, 71 anos, de Canudos, tratado carinhosamente por Tineco, que começou desde os dez anos com seu pai a ir de cavalo até o estado do Rio de Janeiro para comprar as saborosas manga seleta. Disse que a viagem demorava um dia e que para atravessar o Rio Itabapoana os cavalos iam nadando e eles atravessaram numa balsa. Retiro, Lagoa Doce, Travessão Praça João Pessoa e Batelão eram os lugares que existiam plantações caseiras dessa manga, que fica no muicípio de Barra de Itabapoana, onde pernoitavam.

As mangas vinham no jacá, uma grande cesta feita com cipó que armazenavam centenas de mangas. Para não amassar colocavam capim. Abafada, seu cheiro exalava longe.Por volta de 1950 não existiam estradas e a viagem era feita pela praia." Fomos plantando os carroças e como vendiamos em Marataízes, Barra e na Vila, os moradores faziam o mesmo. Com o tempo foram aparecendo pelos quintais as mangas seletas que encantavam a todos", disse Tineco. Lembra com tristeza da doença que dizimou as mangueiras. "Ah! meu filho foi uma "derrota", a mangueira ia murchando de cima para baixo. Somente de dois anos para cá começaram a vingar novamente", diz com uma alegria juvenil.

O agricultor Damião santos da Cruz de Alto Boa Vista, assegura que nenhuma manga tem o sabor da seleta. " Quanto mais "pintadinha", masi doce fica", garante. O estudante Lázaro Serrafim diz que seu suco é o mais delicioso que tomou. O agricultor Oscar Alves, que mantém um pé de seleta em sua propriedade com todo carinho e cuidado diz que nesse ano já carregou bastante. " A manga comprada de enxerto ( aden e tommy), não tem gosto são "insossa", ao contrário da seleta que tem um sabor inconfundível", finaliza.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir