Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-02-2011

Martha Rocha é nomeada oficialmente chefe da Polícia Civil do Rio
RIO - O Diário Oficial do Estado publica nesta quarta-feira a nomeação da delegada Martha Rocha como chefe de Polícia Civil do Rio. O ato assinado pelo governador Sérgio Cabral traz ainda a exoneração do ex-chefe Allan Turnowski.
Martha Rocha é nomeada oficialmente chefe da Polícia Civil do Rio
Foto: voluvia.com


Martha Rocha foi apresentada ontem pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, durante coletiva à imprensa, realizada na sede da Secretaria. Ex-diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), Martha assume o cargo após desligamento do delegado Allan Turnowski. Beltrame deu as boas-vindas à nova chefe de polícia, ressaltando que está feliz por quebrar um paradigma ao escolher uma mulher para chefiar pela primeira vez, no estado do Rio, a Polícia Civil.

- Estou muito feliz de ter a grata satisfação de quebrar mais um paradigma e levar Martha a ser a primeira mulher chefe de Polícia Civil no estado. Martha tem uma história de 29 anos de Polícia Civil. A tarefa é muito difícil porque ela está substituindo um chefe de polícia que deixou a sua marca. Marta é uma pessoa afinada com os novos propósitos e horizontes da política de segurança pública - disse.

A nova chefe de Polícia Civil do Rio ingressou na carreira em 1983. Em 99, assumiu o cargo de Subchefe de Polícia. Foi delegada titular da 15º DP (Gávea), 12º DP (Copacabana), 18º (Praça da Bandeira), 20º DP (Grajaú), 37º (Ilha do Governador). Martha também já atuou como corregedora de polícia.

- Quero agradecer o convite, sou uma mulher, uma policial de carreira. Na Polícia Civil tive a oportunidade de passar por inúmeras titularidades. Acho que, neste momento, aumenta a minha responsabilidade. Substituo o delegado Allan Turnowski a quem quero agradecer por ter integrado sua equipe na condição de Diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher. Substituo o delegado que tem uma trajetória, e quero dizer que minha responsabilidade aumenta por outra ótica. Primeiro em nome dos valorosos homens e mulheres que integram a Polícia Civil, e segundo pelo desafio de ser a primeira mulher a ocupar na história da Polícia Civil do estado do Rio este cargo. O desafio vai exigir de mim o que tenho de melhor. Dar amor à Polícia Civil, dedicação à coisa pública, a honrabilidade de meu cargo e a certeza de que podemos construir uma sociedade justa e solidária - disse a nova chefe de Polícia.

Martha falou ainda sobre sua missão, destacando que acredita em uma corporação bem treinada e em uma corregedoria forte: - Temos que ter polícia bem treinada, qualificada. Acho que temos que ter uma corregedoria forte, o bom policial não teme isso. Temos muita coisa boa para somar na administração do secretário José Mariano Beltrame. Nunca me vi no cargo de chefe da Polícia Civil, mas tenho a certeza de que vou trabalhar com policiais que têm experiência para os cargos que serão designados. Vamos trabalhar com a questão da lisura e dos bons resultados. Nós trabalhamos com metas, com projetos, as avaliações serão objetivas - ressaltou.



Martha Rocha disse ainda que já pensou em alguns nomes para a sua equipe, e que nesta quarta-feira ela e o secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, devem começar a definir os nomes dos novos integrantes da chefia de Polícia. "Nunca me vi como chefe de polícia, por isso, não tenho os nomes de uma equipe dentro da bolsa," disse.



A saída de Turnowski

Depois de uma longa conversa na manhã desta terça-feira com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o chefe de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, deixou o cargo após os dois concluírem que esta seria a decisão mais adequada para preservar o bom funcionamento das instituições.

A saída de Turnowski acontece dias após a Operação Guilhotina, que investigava a relação de policiais militares e civis com traficantes. Foram presas 38 pessoas que ajudavam criminosos com informações sobre as operações policiais e negociando material de apreensão. Entre os presos está o delegado Carlos Oliveira, ex-braço direito de Allan Turnowski.

No último fim de semana, o secretário Beltrame deixou claro, em entrevista, que nenhum dos seus subordinados tem carrta branca para atuar, numa clara alusão a Allan Turnowski, que durante a Operação Guilhotina foi chamado a dar esclarecimentos à Polícia Federal.O secretário agradeceu publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski durante sua gestão.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir