Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 21-02-2011

São Paulo diz que fica com a Taça das Bolinhas e que decisão da CBF foi política
Advogado do clube explica que atitude da entidade não tem influência jurídica
São Paulo diz que fica com a Taça das Bolinhas e que decisão da CBF foi política
Foto: esportes.r7.com

O diretor jurídico do São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, disse em entrevista ao R7 que o clube não vai devolver a Taça das Bolinhas à CBF. A entidade reconheceu na manhã desta segunda-feira (21) o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. Porém, segundo Abdalla, a decisão é apenas esportiva, e não pode reverter a decisão da Justiça, de 2010, que apontou que o Sport era o único campeão daquele ano.

CBF reconhece Flamengo como campeão de 1987

São Paulo faz festa e recebe a Taça das Bolinhas

- A posição do São Paulo é que foi um reconhecimento esportivo. Já existe uma decisão judicial, e uma decisão esportiva particular não pode se sobrepor a uma decisão judicial. Houve uma ação entre Flamengo e Sport e foi reconhecido o Sport como campeão de 87. Sendo assim, o São Paulo faz jus à Taça das Bolinhas. Não existe possibilidade de reverter essa decisão.

O diretor afirmou que a decisão da CBF foi apenas política, e até brincou com a possibilidade de o Flamengo fazer uma festa para comemorar o Brasileiro de 1987.

- São questões políticas, de amizade, nós não podemos dizer o que aconteceu. Eles podem fazer quantas decisões eles quiserem. O Flamengo pode fazer uma festa, nós podemos até participar da festa, não tem problema. Mas como o Sport é campeão de 1987, nós ficamos com a taça. O problema é que não tem aquela taça grande, em outro formato, então nós não podemos tomar champanhe nela. Como só tem umas bolinhas penduradas, não dá.

Abdalla disse ainda que a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, está certa por brigar para que o clube seja reconhecido campeão de 1987.

- Eu gosto do Flamengo, acho a Patrícia sensacional e a gente tem que tirar o chapéu porque ela está brigando por uma coisa que ela entende ser direito dela.

Histórico

A CBF anunciou oficialmente que o verdadeiro dono da Taça das Bolinhas era o Tricolor paulista no ano passado, dias depois de Kléber Leite, candidato de Ricardo Teixeira na eleição do Clube dos 13, perder o pleito para Fábio Koff, apoiado por Flamengo e São Paulo. A Caixa Econômica Federal, que tem o direito sobre o prêmio, diz que teve de recuperar o troféu, que chegou a oxidar porque estava trancado no cofre da entidade desde 1992.

Polêmica

Depois de mais de duas décadas de polêmica, a CBF reconheceu nesta segunda-feira (21) que o Flamengo é campeão brasileiro de 1987, ano em que o clube disputou a Copa União, torneio realizado sem o aval da entidade.

O anúncio da decisão foi feito pelo clube, em seu site oficial, e depois confirmada pela entidade que organiza o futebol no Brasil.

Fonte: esportes.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir