Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2011

A delícia que vem das alturas.
Sem dúvida a jaca é uma das mais complicadas para colher devido a altura que atinge. Algumas chegam a mais de 15 metros.
A delícia que vem das alturas.
Foto: José Rubens Brumana

O modo mais usado é colocando uma escada. Essa planta é originária da Índia e proliferou pelo Brasil afora. Em Marataízes e Itapemirim, algumas propriedades possuem essa delícia que possuem favos amarelados e doces.

Na propriedade de João Carlos, na Penha, em Itapemirim, existem uma das mais antigas jaqueiras do município. Seu diâmetro é imenso e produz centenas de jacas anualmente. Seu preço varia entre dez a quinze reais.

Seu peso pode chegar a mais de 10 quilos. Essa árvore foi quase extinta devido sua madeira é nobre ser usada na navegação. Geléias e doces cristalizados são consumidos o ano todo no litoral. O mestre sorveteiro Luzemir Campos, faz maravilhosos sorvetes com sua polpa que é comprado por cinco reais o quilo. "Das frutas é uma das que melhor adapta para sorvete", ressaltou Luzemir.

Em Canudos, interior de Marataízes, na propriedade administrado por Damião Cruz dos Santos, existem dez jaqueiras que que dos seus favos surgem saborosos doces. "A saída é muito boa e tenho fregueses fixos", diz. Existem dois tipos mais conhecidos de jaca a mole e duro. Nesse mês de fevereiro a jaca mole já teve seu ciclo. A jaca dura ainda está no ponto para consumo. Sua produção vai de dezembro e março na região litorânea.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir