Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-02-2011

Pezão: "Se o Fedor voltasse, ele perderia o olho"
Gigante brasileiro comenta vitória histórica sobre peso pesado russo
Pezão:
Foto: esportes.r7.com

Considerado o maior "azarão" do GP dos pesos pesados do Strikeforce, Antônio "Pezão" foi escalado para enfrentar a lenda Fedor Emelianenko logo no primeiro combate. E o que era para ser mais uma rápida vitória do russo se transformou em um verdadeiro passeio do brasileiro.

Vencendo com certa facilidade, Pezão chocou o mundo das lutas ao castigar o adversário e ver o médico impedir que Fedor prosseguisse na luta devido a uma séria lesão em seu olho direito.

- O médico agiu corretamente. Se o Fedor voltasse para a luta ele perderia o olho.

Do alto de seus quase dois metros e 130 kg, o gigante brasileiro agora espera a definição de seu próximo oponente, que sairá do duelo entre o compatriota Fabrício Werdum e o holandês Alistair Overeem.

No caso de uma eventual final, Pezão não esconde seu adversário preferido.

- Gostaria de enfrentar o Josh Barnett. Da outra chave ele é o mais técnico e versátil, além de ser meio abusado, meio chato com os fãs e com os próprios lutadores.

Aproveitando as duas semanas de folga que tem antes de voltar aos treinos, Pezão conversou com exclusividade com o R7 revelou detalhes da luta.

R7 - Você acha que essa sua vitória pode ser um divisor de águas em sua carreira?
Antônio Pezão - Com certeza. Vou te falar que trato todas as lutas com muito respeito, mas essa teve uma importância um pouco maior, por se tratar de uma lenda do esporte. Ele foi o cara que passou dez anos invicto como o número um do mundo. Foi muito importante vencê-lo.

R7 - E a sua estratégia para o combate era essa mesma? Segurar um pouco em pé e depois levar para o chão?
Pezão - Minha estratégia não foi 100% porque isso não existe, mas chegou bem perto. Tudo que treinei e fiz deu certo. Tecnicamente, faltaram poucos detalhes no jiu-jitsu para eu finalizar a luta no chão. Mas a estratégia foi bem feita e bem traçada. No começo era para ficar um pouco em pé, deixar ele se sentir confortável e, no momento que ele estivesse confiante, botar para baixo depois. Mas, no decorrer da luta, eu que me senti mais confiante. No segundo round meu corner disse para eu botar para baixo, e foi o que eu fiz logo no início.

R7 - O que você achou do médico parar o combate?
Pezão - Foi uma surpresa. Eu estava muito concentrado, escutando as instruções, me preparando para o último round. Do nada meu preparador físico e o meu empresário me disseram que eu tinha vencido por interrupção médica. Tenho certeza que o Fedor, pela sua raça e história brilhante, ele teria voltado, mesmo sem condições. Mas, o primeiro soco que pegasse ia abrir e machucar ainda mais. Se o Fedor voltasse, ele perderia o olho.

R7 - E você chegou a pensar que o juiz poderia ter interrompido a luta durante o segundo round?
Pezão - Olha, se fosse outro lutador, se não se tratasse do Fedor, o juiz com certeza teria parado a luta. Mas o Fedor já provocou durante anos que absorve muito bem os golpes, não desiste, tanto que ficou dez anos sem perder. Se tratando do Fedor, o juiz achou melhor esperar um pouco, até porque o público queria ver o Fedor passando por mim, queria ver ele na final.

R7 - Você tem algum preferido para enfrentar na próxima etapa?
Pezão - Torço muito pelo Werdum. Nós nos tornamos muito amigos depois que lutamos. Quando nos vemos, a gente sempre janta junto, até treinamos algumas vezes. Não consigo torcer contra brasileiro. Não tem rivalidade, somos profissionais, é apenas cada um defendendo o pão de sua família. O bom disso é que, se a gente lutar, já vai ter um brasileiro na final.

R7 - E em uma eventual final, quem seria o preferido?
Pezão - Gostaria de enfrentar o Josh Barnett. Da outra chave ele é o mais técnico e versátil, além de ser meio abusado, meio chato com os fãs e com os próprios lutadores. Ele passa pelo hall do hotel e não dá nem bom dia. Isso com todos, não só comigo.


Fonte: esportes.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir