Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2011

Que lugar é esse? Um canal e sua história.
A construção foi o orgulho da engenharia dessa época.
Que lugar é esse? Um canal e sua história.
Foto: José Rubens Brumana

O canal do Pinto leva esse nome em homenagem ao engenheiro português Pinto Paca, que construiu no final do século XIX um canal ligando a região serrana sul com o Rio Itapemirim, para escoar os produtos agrícolas, principalmente café e banana, até o Trapiche dos Soares que depois ganham os mercados consumidores das capitais.

A integração acontecia no vale do Orobó entre os rios Piúma e Benevente. A construção foi o orgulho da engenharia dessa época. No Estado foi o único no gênero construído. Existiam comportas elevando o nível do canal quando necessário. Era a imitação perfeita do similar holandês. Com a desativação da navegação marítima nos primórdios do século XX o importante canal foi deixado de lado e hoje se encontra abandonado.

Um pequeno trecho ainda é parte é navegável. Começa nas proximidades da comunidade pesqueira do Pontal e vai se estendendo até as imediações da Lagoa Guanandy, em Itapemirim. Os passeios por suas águas calmas não são explorados.

Para se chegar até o canal é só deixar o carro no final do Pontal e caminhar por 15 minutos por dentro de uma mata preservada. O canal se descortina com uma beleza impar. As árvores quase se encontraram sobre as margens desenhando um túnel com seus galhos. Leve água e comida, pois no local não possui bar. Felizmente.


















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir