Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-02-2011

ESCOLA: LUGAR DE ENSINAR OU DE GUERREAR?
O caso da professora que foi assassinada a sangue frio com tr�s tiros na frente dos alunos numa escola em S�o Paulo abre um par�nteses para o problema que vem se alastrando por todo o pa�s. A viol�ncia nas escolas.
ESCOLA: LUGAR DE ENSINAR OU DE GUERREAR?



Mesmo o crime sendo motivado por outras circunst�ncias extra-curriculares, o fato � que os tr�s disparos de arma de fogo aconteceram no in�cio de sua aula de Educa��o F�sica na Escola Municipal Professor Paulo Freire e presenciada por v�rios estudantes.

A falta de respeito com a escola e com os educadores vem se alastrando por todo o pa�s e longe de ser diferente em nosso pr�prio quintal. Recentemente uma professora de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim teve quer ser hospitalizada quando tentava apartar uma briga entre alunos de uma escola municipal. A viol�ncia foi tamanha que causou a fratura do dedo da m�o da educadora.

Casos como esse n�o podem jamais ficar sem uma devida provid�ncia. Independente das motiva��es, os crimes contra a educa��o j� passaram dos limites. Escola � lugar de ensino, aprendizado e n�o de combate.

Mas como combater a viol�ncia no ambiente escolar? Antes � preciso analisar e entender o contexto cultural, ambiental e motivacional dessas atitudes. A trucul�ncia tem um estopim e ach�-lo � primordial para que o pavio n�o acenda por completo. Uma vez que a explos�o da viol�ncia, como na guerra, pode atingir e ferir inocentes, como no caso da professora cachoeirense.

De uma maneira generalizada podemos, de imediato, imaginar que a desigualdade social das periferias � uma caracter�stica fort�ssima quanto � atitude violenta de alguns alunos. E tamb�m os educadores devem perceber as mudan�as da nova era informatizada. Tudo � r�pido. A informa��o, o desrespeito, o afeto, as brigas, o amor, as intrigas. As vias de fato se d�o em um instante, sem direito de argumenta��o de defesa, e por isso, quase que sempre, a volta da normalidade entre partes envolvidas no embate violento � da mesma maneira como come�a. As consequ�ncias duradouras s�o ambientais, portanto, as marcas s�o dif�cieis de apagar, j� o ato... N�o � de se estranhar se dois adolescentes envolvidos numa briga na segunda voltem a conversar normalmente na quarta.

Confome artigo publicado em site europeu, especialistas em educa��o concluem que o aumento da viol�ncia escolar se deve em parte a uma crise de autoridade familiar, onde os pais renunciam a impor disciplina aos filhos, remetendo-a para os professores.

N�o podemos esquecer que o aparelho estatal no quesito punitivo � muitas vezes ausente nestes casos, deixando os profissionais da educa��o quase que sempre de m�os atadas em dist�rbios como esse cadas vez mais frequentes.

Nunca foi t�o acertada a frase do autor de "Uma investiga��o sobre a natureza e a causa da riqueza das na��es", Adam Smith, que diz: "o grande segredo da educa��o consiste em orientar a vaidade para os objetivos certos."

� nesse ambiente de vaidade, hostilidade e de emo��es � flor da pele que vivem os professores diariamente. N�o basta ser educador, � preciso tamb�m ser soci�logo, analista, juiz, e, em muitos casos, sacos de pancada.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir