Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-02-2011

VALCI FERREIRA: O PODER EXERCIDO COM EXCELÊNCIA.
“Da roça a presidência da Assembléia Legislativa do ES”. Com essas poucas palavras podemos definir a trajetória política do ex-deputado Valci Ferreira.
VALCI FERREIRA: O PODER EXERCIDO COM EXCELÊNCIA.
Foto: www.maratimba.com

Histórias iguais a de Valci existem aos montes no Brasil e no mundo, mas para se destacar no ambiente político de Itapemirim quarenta anos à trás, o candidato tinha duas escolhas, ou se alinhava à classe dominante da época, ou partia para uma carreira solo e Valci optou pela segunda opção, atitude que lhe rendeu vários "inimigos políticos", mas também conquistou a simpatia de cidadãos que não aceitavam o jeito de fazer política da classe dominante da época.

Em sua primeira eleição para vereador Valci surpreendeu com uma vitória onde muitos não acreditavam, com um estilo enérgico e muitas vezes duro em suas colocações e cobranças ao executivo, o então vereador passou de anônimo a nova liderança política de Itapemirim, a partir daí começou sua coleção de desafetos, políticos que tinham medo de perder seus domínios políticos na região. Com uma postura independente, Valci levou para a Câmara grandes debates políticos, assuntos que eram evitados na época, tais como: Luz elétrica para a comunidade do pontal, ajuda ao pequeno produtor rural, obras de infra-estrutura, assuntos que só eram tratados em época de campanha.

Com uma ascensão tão rápida Valci foi chamado para compor chapa com João Bechara, aceitando a vaga de vice-prefeito, depois da vitória Valci não demorou a romper com o prefeito, que relutava em não cumprir promessas de campanha, a partir daí Valci começou a pavimentar seu caminho rumo a Assembléia Legislativa.

Logo que anunciou sua candidatura para deputado estadual em 1982 muitos acreditavam que Valci não teria coragem de ir adiante com o seu projeto de se tornar deputado, mas quando o nome de Valci começou a ser ventilado por diversos setores da sociedade como uma boa alternativa, alguns começaram a boicotar sua candidatura.

Logo que começou a percorrer o Sul do estado em busca de apoios, Valci começou a empolgar não só aos eleitores de Itapemirim, mas também de todo sul do estado. Seus comícios começaram a virar atração, com denuncias fortes e criticas contundentes, Valci apontava todos os desmandos da época, tanto os locais como os estaduais, com essa atitude o seu rol de desafetos aumentou, em contra partida o numero de admiradores de sua política aumentava a cada dia. Como todos sabem Valci saiu vitorioso das eleições de 1982, conquistando um assento na Assembléia Legislativa.

Sua passagem pela Assembléia também foi marcada pela ousadia e independência. Considerado por muitos como um dos melhores oradores do ES, não se intimidou pelo fato de ser um deputado do interior e em sua primeira legislatura assumiu o cargo de líder do Governo Gerson Camata e com isso trazendo algumas melhorias para o sul do estado.

Com três vitórias consecutivas (1982, 1986 e 1990) e alcançando a consagração de ter sido o deputado estadual mais votado na eleição de 1990, Valci alcançou seu ápice político com sua vitória para presidir o legislativo estadual, biênio 91/92. Detalhe: faltando pouco mais de um mês para a eleição da mesa diretora o nome de Valci ainda não era cogitado.
Como Presidente da Assembléia Legislativa do ES, Valci impôs um ritmo de votações e de trabalho que impressionou muita gente, principalmente os funcionários daquela casa, que o consideram como o "melhor presidente que passou pela Assembléia".

Seu grande empreendimento como presidente foi sem dúvida a aprovação da nova sede da Assembléia, inaugurada tempo depois, considerada uma das mais funcionais e modernas Assembléias do país.

Em 1993 foi escolhido para assumir uma vaga no Tribunal de Contas do ES, respeitando a liturgia do cargo, Valci abandonou a política partidária, mas nunca deixou de ser liderança e exemplo para muitos políticos capixabas.




Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir