Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-02-2011

O PADRE QUE MOVIMENTOU O UNIVERSO CORRIGINDO EINSTEIN
H� muito o que aprender sobre o papel da Igreja Cat�lica no mundo ocidental. Baseados em uma hist�ria superficial e muitas vezes tendenciosa, alguns n�o t�m conhecimento da grande contribui��o do Catolicismo para a ci�ncia. Isso mesmo!
O PADRE QUE MOVIMENTOU O UNIVERSO CORRIGINDO EINSTEIN
Foto: www.maratimba.com


Ao longo dos anos, a Religi�o Cat�lica tem colaborado fundamentalmente para a constru��o da civiliza��o ocidental.

Neste artigo abordo a saga do Padre Georges Lemaitre tentando provar sua teoria. Ele foi o religioso que passou d�cadas debatendo uma das grandes quest�es da humanidade: afinal, como surgiu o universo?
Al�m deste sacerdote, aqui na introdu��o, n�o poderia deixar de comentar que at� hoje a Igreja se preocupa com quest�es relacionadas ao campo cient�fico. A Pont�ficia Academia de Ci�ncias do Vaticano completa 408 anos em 2011. Com mais de 60 acad�micos, cerca de 30 s�o vencedores do Pr�mio Nobel. � uma verdadeira rela��o de not�veis cientistas, premiados por suas pesquisas nos mais variados campos cient�ficos. Entre eles figuram Marshaw Nerimberg, o descobridor do C�digo Gen�tico de todos os seres, Francis Collins, o mapeador do DNA humano e diretor do Projeto Genoma e o Cosm�logo padre Michael Heller, ganhador do maior pr�mio acad�mico j� entregue pela ci�ncia moderna.
Achou muito? Ent�o voc� j� sabia que 35 crateras na lua possuem nomes de jesu�tas. Pois �!
Para ajudar no meu argumento sobre o sacerdote que p�s fim ao universo est�tico de Albert Einstein e outros renomados homens da ci�ncia, recorro ao texto "O padre que corrigiu Einstein", de M�rio Eug�nio Saturno, que � Pesquisador Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Pesquisador convidado da NASA (National Aeronautics and Space Administration) para o projeto AQUA, Professor da FAFICA, coordenador diocesano das Congrega��es Marianas, publicado em 2004 no site do Centro de Estudos em Psicologia (www.cemp.com.br).
De acordo com o especialista, durante milhares de anos, pergunta-se sobre a exist�ncia do universo. Ou melhor, como surgiu o universo.

"Em 1917, no monte Wilson, nos Estados Unidos, foi constru�do o maior telesc�pio. Esse telesc�pio deu-nos uma nova vis�o do cosmo. Na mesma �poca, Albert Einstein desenvolvia sua Teoria da Relatividade Geral. Nessa teoria, o universo de Einstein, necessariamente estaria se contraindo ou se expandindo, n�o poderia ser est�tico. Einstein acreditava, como todos, que o universo era est�tico, assim, ele introduziu um truque em suas equa��es: a constante cosmol�gica."

Como disse antes, e se os cat�licos permitirem, a Igreja, ou seja, um padre, tinha logo que se meter no assunto. Adivinha quem surgiu para contestar que o universo n�o era est�tico? Isso mesmo, um padre chamado Georges Lemaitre.
O padre cat�lico, e tamb�m astrof�sico, estudou na Universidade de Cambridge e no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Em 1927, ele tornou-se professor de astrof�sica da Universidade de Louvain e prop�s a Teoria do �tomo Primitivo (depois conhecida como Teoria do Big Bang).
Conforme o artigo de Saturno, Lemaitre acreditava que ci�ncia e religi�o podem se complementar. E coube a Lemaitre corrigir o maior erro de Einstein.

"Lemaitre estudou teologia e matem�tica. Sabia mais sobre as f�rmulas da Relatividade que o pr�prio autor. Formulou suas pr�prias id�ias sobre a cria��o do universo, afirmando que houve um momento de in�cio, a partir do que ele chamou de �tomo primordial. Uma origem catacl�smica, hoje chamada de Big Bang (grande explos�o). Enfrentou Einstein, mas n�o conseguiu convenc�-lo, nem a comunidade cient�fica."

O artigo explica que foi Edwin Hubble quem colocou fim � disputa. No in�cio de 1920, Hubble foi ao observat�rio do monte Wilson para provar que os borr�es de luz (as nebulosas espirais) no c�u eram exteriores � Via L�ctea, ou seja, eram outras gal�xias. Com muito esfor�o, guiou o telesc�pio noites seguidas para produzir uma �nica fotografia (j� que a luz � muito fraca) da gal�xia Andr�meda.

"Em 1931, quando Einstein foi visitar Hubble, Lemaitre viajou para a Calif�rnia para confront�-los. Usando a matem�tica de Einstein e as observa��es de Hubble, Lemaitre convenceu-os de que a expans�o era real e no passado houve um in�cio, uma grande explos�o. Nascia a cosmologia moderna. Mas n�o foi ainda a vit�ria do Big Bang, houve oposi��o. Em 1948, Fred Hoyle prop�s a Teoria do Estado Constante, afirmando que o universo n�o teve um come�o como descrito por Lemaitre".

A grande quest�o levantada por Hoyle era: se houve uma explos�o, cad� a radia��o de fundo por todo o universo? Ent�o, os cientistas partid�rios do Big Bang souberam o que procurar.
Somente em 1965, Bob Wilson, trabalhando para os Laborat�rios Bell em uma antena em forma de corneta descobriu um ru�do que aparecia por onde quer que apontasse. E, juntamente com seu colega Arno Penzel descobriram a ru�do de fundo que comprovou o Big Bang. Lemaitre morreu alguns dias ap�s a descoberta, em 1966.
Lemaitre, ainda em vida, testemunhou o acerto da Igreja ao confirmar o que as escrituras j� sabiam, que o universo teve um in�cio. S� que explicado na f�rmula de Einstein e expressa na matem�tica de Deus.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir