Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2011

Agentes Comunitários são treinados em saúde da criança
Os Agentes Comunitários de Marataízes, integrantes do Programa de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura do balneário, estão passando por um treinamento para melhor lidar com a Saúde da Criança.
Agentes Comunitários são treinados em saúde da criança
Foto: Renato Alves

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Carlos da Marinha, o treinamento se insere dentro da política municipal de promover formação contínua e permanente para os funcionários do setor da Saúde, de modo que especificamente este treinamento que está sendo ministrado para todos os Agentes de Saúde, visa proporcionar aos mesmos novos ferramentais para lidar com os pequenos de Marataízes, enfatiza Carlos.

No treinamento os Agentes que estão recebendo as informações de profissionais de enfermagem, estão podendo perceber como se dá o desenvolvimento de uma criança desde o nascimento até completar os primeiros 28 dias de vida, o chamado período recém-nascido, até seu desenvolvimento enquanto criança aos 12 anos.

Fotos:















No curso os Agentes estão reciclando temas que vão desde a manipulação dos dados de identificação e do nascimento da criança, passando por análise do peso, altura, esquemas de vacinação, orientação alimentar, obesidade infantil, sintomas de presença de doenças infantis, saúde bucal, dentre outros.

Os Agentes também serão orientados a identificar sinais de violência doméstica contra as crianças. Para tanto terão aulas sobre o Estatuto da Criança e do adolescente, bem como a identificar os sinais característicos da presença da violência, tais como: manchas no corpo, fraturas freqüentes, crianças assustadas, agressivas, que fazem uso de substâncias alcoólicas, etc.

Emanuelle Cevidanes, Coordenadora do Programa de Ação Primária de Marataízes, destaca que ao todo estão participando do treinamento 88 Agentes Comunitários, pertencentes a 08 equipes distintas, de modo que ao final do treinamento a comunidade como um todo sentirá a melhora na prestação do serviço.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir