Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-03-2011

ECUMENISMO BASEADO NO PODER
Um estudo diz que o n�mero de cat�licos vem caindo e o de evang�licos aumentando no pa�s. Mas o que isso tem de importante para a sociedade moderna? Ora, tudo! Toda a nossa civiliza��o ocidental � fundamentada nos preceitos crist�os, e mesmo alguns dizend
ECUMENISMO BASEADO NO PODER
Foto: www.maratimba.com


Um exemplo claro disso est� nas recentes discuss�es sobre o governo municipal de Cachoeiro de Itapemirim, quando um padre (Monsenhor), a pedido de sua consci�ncia, entrou na discuss�o pol�tica local ousando, em artigo publicado nos mais variados jornais da cidade, criticar a atual situa��o da administra��o. Segundo ele, foi apenas um "pux�o de orelhas", mas para muitos, e principalmente advers�rios pol�ticos do prefeito, foi um ato "divino".

� necess�rio entendermos que, nesse caso, mesmo sem querer, houve uma correla��o entre a f� e a exist�ncia humana, mais precisamente pol�tica, se entendermos que pol�tica se faz toda hora, todos os dias, em casa, na igreja e tamb�m, n�o necessariamente nessa ordem, nos partidos e nos gabinetes.

Ent�o, por se tratar de um di�logo pessoal e opinativo, acredito que n�o houve inten��o do vig�rio em envolver a igreja nisso, mas n�o esque�amos de que somos meros frutos de nossas fun��es, sejam elas eclesiais ou laicas. Para melhorar, ou piorar a situa��o, h� aqueles peri�dicos que s�o administrados por pensadores evang�licos, e que, nesse momento, entenderam a oportunidade de uma "tr�gua" na batalha por fi�is e incorporaram a fala do padre ao discurso editorial, pol�tico, e, diga-se de passagem, evang�lico do peri�dico.

N�o estou aqui dizendo que religiosos, sejam eles cat�licos ou evang�licos, n�o podem opinar. Na verdade devem. Esse n�o seria o papel principal deles? O de orientar as "ovelhas"? Mesmo assim precisamos ter consci�ncia de que sem o devido cuidado a mesma publica��o, que inicialmente teria uma linha clara denotativa, pode acabar se transformando em pe�a conotativa na mente da maioria das pessoas.

Do mesmo modo como acontece no jogo do poder, as igrejas hoje travam verdadeiras batalhas espirituais com objetivo de propagar sua doutrina e aumentar o seu rebanho. E n�o se espantem se a base para a discuss�o pol�tica sair dos por�es das igrejas.

Em vez de Jesus ser o centro em comum dessas denomina��es, sejam elas cat�licas das Cebs, RCC ou neo-catecumenais, e evang�licos protestantes, pentecostais, neo-pentecostais, etc..., A �nica base que vemos hoje para um falso ecumenismo � na pol�tica. Como na B�blia, quando interpretam os cap�tulos e vers�culos da maneira doutrinal que lhes conv�m esquecendo-se do contexto, utilizam as mazelas da popula��o e a burocracia para iniciar uma batalha de id�ias, e quem sabe at� homilias no altar. Gosto muito de uma frase adventista que diz: "todos n�s sabemos que um texto fora de contexto � um pretexto para alguma coisa..." Sem esquecer que eles tamb�m (os adventistas) t�m seus pretextos doutrinais, mas isso n�o vem ao caso agora.

N�o devemos ignorar a f� das pessoas, muito menos a pol�tica. � preciso um caminho e direcion�-las, a f� e a pol�tica, para onde mais se precisa delas, ou seja, nas comunidades carentes, na educa��o, no combate �s drogas, na recupera��o da dignidade humana e principalmente na evangeliza��o. Por que n�o?



Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir