Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-03-2011

Ciclone formado no litoral do Rio avança em direção ao oceano
Marinha emitiu alerta pedindo que embarcações evitem trafegar pela região próxima ao município de Campos dos Goytacazes
Ciclone formado no litoral do Rio avança em direção ao oceano
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O ciclone formado no litoral norte do estado do Rio de Janeiro está se afastando da costa e avança em direção ao Oceano Atlântico, informou nesta quarta-feira (16) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, o fenômeno, batizado de Arani – tempo furioso, em tupi-guarani –, não oferece riscos à população em terra, somente a embarcações que transitarem pela região onde ele se encontra.

A Marinha informou que emitiu alerta aos navegantes pedindo que evitem passar pela área próxima ao município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Segundo o Inmet, o ciclone pode causar ventos com rajadas de até 120 km/h. Já a Marinha informa que as rajadas de vento devem alcançar, no máximo, 70 km/h e, as ondas, alturas de até cinco metros.

De acordo com o Inmet, a ocorrência desse fenômeno climático não é comum. O ciclone foi formado a partir da frente fria que esteve no Rio durante o carnaval e avançou para o Espírito Santo e a Bahia. A pressão atmosférica na região sofreu uma queda, provocando uma circulação ciclônica de ventos e um grande volume de chuva.

A passagem do ciclone Arani causa ressaca no mar, podendo atingir as praias do Rio. Na terça-feira (15), ondas fortes e altas assustaram banhistas no Leblon, na zona sul da capital fluminense.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir