Categoria Economia  Noticia Atualizada em 17-03-2011

Banco do Japão coloca mais de 50 mil milhões de euros no mer
Iene atingiu valor máximo desde a Segunda Guerra Mundial em relação ao dólar, o que pode prejudicar a economia japonesa, extremamente dependente de exportações.
Banco do Japão coloca mais de 50 mil milhões de euros no mer
Foto: www.jornaldenegocios.pt

O Banco do Japão já colocou 34 biliões de ienes (302 mil milhões de euros) no mercado financeiro de forma a assegurar a liquidez no país, entrando para esta contabilização os 6 biliões (53 mil milhões de euros) injectados hoje pela entidade.

Como explica o "BBC News", o Banco não pretende apenas acalmar os mercados mas também assegurar que o valor da divisa não escala.

Isto numa altura em que o dólar desceu para o valor mais baixo desde a Segunda Guerra Mundial face ao iene. A moeda norte-americana chegou a cotar nos 76,36 ienes, quando depreciou 4,06%. Contudo, agora já está nos 78,55 ienes, que continua a representar uma depreciação em relação à divisa nipónica face ao valor de fecho de ontem.

Um iene mais forte é prejudicial para o Japão devido à estrutura da sua economia, muito dependente das exportações. Com uma moeda mais valorizada, as exportações do país tornam-se pouco atractivas.

Fonte: www.jornaldenegocios.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir