Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-03-2011

Dia Mundial da Água integra calendário do Ano Internacional da Química
A Química contribui para que a água seja fonte de saúde
Dia Mundial da Água integra calendário do Ano Internacional da Química
Foto: www.farolcomunitario.com.br

O dia mundial da água, comemorado hoje (22), tem como objetivo chamar a atenção do mundo para o impacto em sistemas de distribuição de água do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais. Água também é o tema central do Ano Internacional da Química, comemorado em 2011.

Jovens do mundo inteiro estão realizando um experimento conjunto para medir o pH da água do planeta. As análises dessas amostras vão compor os dados mundiais sobre a situação da água de rios e mananciais de todos os continentes. O resultado será apresentado na cerimônia oficial de encerramento do AIQ em dezembro, na sede da UNESCO.

No Brasil, crianças e jovens de escolas públicas de Guaratinguetá estão envolvidos e já colheram amostras do Rio Paraíba do Sul, do Ribeirão de Guaratinguetá, que abastece a população da cidade, e do Ribeirão dos Motas. Eles mediram o pH da água como parte de um projeto internacional de educação para ciências. A experiência em Guaratinguetá junto com as realizadas em outros países foi incluída no filme produzido pelo Conselho Internacional das Associações das Indústrias Químicas (ICCA). Confira o vídeo: http://blog.quimica2011.org.br/index.php/c/videos/.

Como parte das comemorações do Ano Internacional da Química, o Conselho Regional de Química de São Paulo (CRQ-IV) e o Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp) promovem, no dia 22 de março, o 1o Simpósio de Inovação Tecnológica, Tratamento e Uso Responsável da Água. Entre os temas apresentados, destacam-se as soluções para a recuperação de mananciais, revisão do padrão de potabilidade da água e tecnologias avançadas. O encontro acontece das 8h às 18h, na sede do Conselho, na rua Oscar Freire, 2.039, em São Paulo.

A Química também é fundamental para a distribuição de água potável para a população. Nas estações de tratamento mais modernas no Brasil, são acrescentados à água produtos que auxiliam a remoção de impurezas e outros que garantem que não haverá microorganismos transmissores de doenças na água até a torneira mais distante da estação de distribuição. Só assim, é possível garantir água saudável. Os dutos que transportam a água também são produzidos com resinas fabricadas pela indústria química.

Nos países nos quais não há água tratada, os índices de mortalidade devido ao aparecimento de doenças como cólera, dengue, malária, hepatite, diarréia e leptospirose são mais altos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de dois milhões de pessoas morrem todos os anos em razão da falta de saneamento básico. Estima-se que 88% das mortes estão relacionadas à água imprópria para consumo, à falta de higiene e de saneamento. Segundo a OMS, quase um bilhão de pessoas tem acesso à água imprópria para consumo, contribuindo para o surgimento da cólera, doença existente em mais de 50 países. Outra enfermidade que preocupa é a esquistossomose, afetando cerca de 260 milhões de habitantes no mundo. Por isso, o principal desafio mundial da saúde é a distribuição de água tratada e de boa qualidade à população, já que aproximadamente 4% das doenças globais poderiam ser evitadas se houvesse abastecimento de água limpa, saneamento e mais higiene.

Sobre o AIQ: Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O AIQ conta com o patrocínio das empresas BASF, Bayer, Braskem, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Innova, LANXESS, Oxiteno, Rhodia, Solvay, Unigel e White Martins. Mais informações no site oficial do evento em http://quimica2011.org.br.

Redes Sociais – O AIQ no Brasil tem uma plataforma de redes sociais, que inclui um blog, perfil no twitter, página no facebook e canal no YouTube. O conteúdo é dirigido especialmente para o público jovem e tem a intenção de "traduzir" a Química para o dia a dia das pessoas. Blog AIQ http://blog.quimica2011.org.br. Para curtir o AIQ no facebook e compartilhar informações sobre Química no cotidiano, acesse http://www.facebook.com/AIQ2011. Siga o AIQ no twitter em: www.twitter.com/@aiq2011.

Fonte: www.farolcomunitario.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir