Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-03-2011

Japão: novos casos de água contaminada por crise nuclear
A contaminação da água mantém-se como uma das maiores preocupações pela crise nuclear no Japão
Japão: novos casos de água contaminada por crise nuclear
Foto: http://www.prensa-latina.cu

Tóquio, 24 mar (Prensa Latina) A contaminação da água mantém-se como uma das maiores preocupações pela crise nuclear no Japão ao se informar hoje novos casos em mostras de várias usinas purificadoras fora desta capital.

Autoridades desses territórios citadas por meios de imprensa disseram que os níveis de radiação detectados representam um risco para as crianças menores de um ano.
De acordo com servidores públicos da prefeitura de Chiba, em mostras tomadas ontem em duas instalações em Matsudo encontrou-se iodo radiativo em quantidades de aproximadamente o duplo do limite de segurança estipulado para esse grupo.

Como em uma das usinas o nível do isótopo 131 desse elemento se elevou a 220 bequerélias por quilograma (bq/kg) e a 180 em outra, se recomendou evitar o consumo de água de grifo por parte dos menores.

Na cidade de Kawaguchi, na prefeitura de Saitama, esse nível chegou a 120 na terça-feira em seu centro de purificação, mas se esclareceu que hoje se mantém por embaixo do limite de 100 bq/kg estabelecido para a referida população.

Os novos casos transcenderam um dia depois que o governo da área metropolitana de Tóquio informou a detecção de 210 bq do mencionado elemento em uma instalação similar e orientou igual medida.

Segundo informou-se, um estudo realizado neste dia mostrou que essa quantidade desceu a 79 bq na planta situada no distrito de Kanamachi pelo que se deixará de recomendar a referida prevenção.

As autoridades desta cidade começaram a distribuir 240 mil garrafas de água de 550 mililitros, a três por criança, e chamaram à população a comprar só o necessário porque muitas pessoas carecem dela nas zonas devastadas pelo terremoto e tsunami do passado dia 11.

Esta contaminação está associada à crise na central nuclear 1 da prefeitura de Fukushima, seriamente afetada pelos mencionados fenômenos.

Pela mesma causa ontem divulgaram-se níveis de radioatividade acima do legalmente permitido em 11 vegetais.

Japão: novos casos de água contaminada por crise nuclear

A contaminação da água mantém-se como uma das maiores preocupações pela crise nuclear no Japão

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir