Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-03-2011

Rebeldes armados tentam retomar oeste da Líbia
Rebeldes armados com metralhadoras em picapes seguiam em direção a Sirte, cidade natal do ditador líbio Muammar Gadaf, nesta segunda-feira. O grupo pretende ampliar o avanço ao oeste. O grupo de rebeldes já teriam conseguido estar no controle da cidade, e
Rebeldes armados tentam retomar oeste da Líbia
Foto: www.sidneyrezende.com

"Ouvimos de Benghazi que os rebeldes estão Sirte, mas não é certeza, porque os soldados de Gadafi estão disparando foguetes de Sirte, por isso não temos certeza", informou Mohamed, um advogado de 23 anos que se tornou guerrilheiro em Ras Lanuf.

Os rebelados estão sendo motivados pelos ataques aéreos da intervenção internacional contra as forças de Gadafi. Eles abriram caminho pelo oeste do país, próximo a costa do Mediterrâneo para que retomassem diversas cidades em um prazo curto. Já tomaram o controle novamente de todos os principais terminais petrolíferos do leste líbio, como Es Sider, Ras Lanuf, Brega, Zueitina e Tobruk. Segundo a emissora de TV "Al Jazeera", os rebeldes assumiram a cidade de Nawfaliyah, cerca de 120 km de Sirte.

Caso a cidade de Sirte seja realmente tomada por rebeldes, isso pode significar uma destruturação no poder de Gadafi, uma vez que na localidade está a sede de uma importante base militar, o que tem grande valor estratégico. Rebeldes teriam enorme vantagem sob o regime do ditador líbio.

Ainda nesta segunda-feira, a cidade ao oeste do país, Zintan, foi bombardeada com foguetes pelas forças leais a Gadafi, segundo a "Al Jazeera". Durante a madrugada, a cidade de Sabha foi cenário de bombardeios.

Fonte: www.sidneyrezende.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir