Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-03-2011

UM CTI DIFERENTE...
Itapemirim percebe seu potencial e a equipe pioneira
UM CTI DIFERENTE...

Você já ouviu falar em CTI? Claro, inúmeras vezes! Mas em Itapemirim a sigla tem um significado que vai dar o que falar, aliás, não só o que falar, mas, também o que ver, apreciar, contemplar, saborear... CTI, ou seja, os Condutores de Turismo de Itapemirim integram a primeira turma certificada a acompanhar turistas na região sul capixaba, capacitados pela ETTCA, em parceria com os governos municipal e estadual.

Como o turismo é a bola da vez e isso não se discute, Itapemirim percebe seu potencial e a equipe pioneira, liderada por Luciá Sampaio, criou três roteiros que guiarão os visitantes que na cidade chegarem. O Roteiro Caxanga, com seu perfil histórico e cultural, abrangerá em especial a sede do Município, estendendo-se à Fazenda Velha e a Graúna.

Os principais atrativos e produtos constantes deste roteiro são os quadros que retratam D. Pedro II e a Imperatriz, o ‘cemitério indígena’, o Mercado Municipal, as ruínas da fazenda do Barão de Itapemirim, a Rua das Palmeiras, o casario do século XIX, o prédio da antiga Câmara Municipal e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, onde podem ser contempladas várias obras de arte como esculturas/imagens sacras, pintura e arquitetura.

O Circuito Turístico Caminhos das Pedras e do Mar também foi inserido nesta nova oferta ao visitante e o Roteiro Caxanga proporciona ao turista um passeio ao Apiário Fazenda Velha onde é degustado e comercializado mel, além da venda de cera e outros produtos da colméia; ao Kryart com a comercialização de artesanato; ao Sabores da Vila com venda de doces e salgados e serviços de buffet em geral e; ao Restaurante Raízes.

O que também se insere ao Roteiro Caxanga é o Projeto Passeio na Praça, além do folclore local como as equipes de jongo, "Mestre Bento" e "Véi Nazareth", adulto e mirim, respectivamente, situados na tradicional comunidade de Santo Antônio. Já o interior também se agrega ao roteiro através da importante participação dos escravos na construção do município, através da Comunidade Quilombola de Graúna, que recentemente recebeu Certidão de Auto Definição Remanescente de Quilombos.

O Grupo C. T. I. também criou o Roteiro Orla, que, entre outras ofertas, tem opções para o lazer, a gastronomia e para o artesanato para os visitantes que estiverem nas praias de Itaoca e Itaipava e o Roteiro da Aventura, ou seja, uma opção para o turista que depois de ter visitado o centro histórico e as praias, fazer turismo ecológico, rural e esportivo.

Bateu o cansaço e você está no Interior? Não tem problema! A Pousada Chalés do Frade, localizada bem à batina do Frade conta com vista panorâmica da região/litoral sul, além de ofertar trilha na mata nativa, conta com restaurante self-service de comida caseira e estaá aberta nos fins de semana e feriados.

Ainda fazem parte deste Roteiro da Aventura, além do Mona (Monumento Natural) Pedra "Frade e a Freira", o Monte Aghá e a Ilha dos Franceses. Estes atrativos e toda sua rota são ideais para a prática do mergulho, rapel, montanhismo, trekkink, vôo livre, parapente, trilheiros, descida ecológica do Rio Itapemirim, bicicross, trilhas, cavalgadas, canoagem, entre outros esportes de aventura.



Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir