Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2011

Nordestinos são os que têm mais medo de assassinato
Pesquisa aponta que 85,8% da população têm “muito medo” de ser vítima de homicídio
Nordestinos são os que têm mais medo de assassinato

A população nordestina é a que tem mais medo de sofrer assassinato. Em pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em maio de 2010 e divulgada nesta quarta-feira (30), 85,8% dos entrevistados residentes na região afirmaram ter "muito medo" de serem vítimas de homicídio.

Em 2009, o Nordeste registrou a segunda maior média das taxas de homicídio doloso - quando há intenção de matar - entre as regiões do país: foram 29,3 por 100 mil habitantes. O mesmo levantamento apontou que os Estados nordestinos têm, em média, um gasto de R$ 139,60 por habitante com segurança pública, o menor comparado a outras regiões.

Já a região com maior sensação de segurança no país, segundo a pesquisa, é a Sul, onde a taxa dos
que não têm medo de serem assassinados é de 128 por mil habitantes. Apesar disso, a taxa de homicídio na região é próxima à média nacional, enquanto o gasto com segurança pública está abaixo da média.

Violência no Sudeste

A pesquisa concluiu que a região Sudeste não é a mais violenta do país. Segundo o Ipea, as taxas de homicídios caíram cerca de 17% no Rio de Janeiro e 14% em São Paulo, em uma comparação entre os anos de 2009 e 2010.

Apesar disso, a sensação de segurança na região é baixa: 107 a cada mil habitantes não tem nenhum medo de serem assassinadas. O Sudeste possui o menor índice de homicídio doloso do país: 16,43 homicídios por 100 mil habitantes e o maior gasto na área de segurança pública (R$ 248,89 por habitante).

Atendimento policiais

As populações do Nordeste e do Sudeste foram as que mais mal avaliaram o atendimento dos policiais. Com 17,6% e 16,8%, respectivamente, classificando o serviço como péssimo.

A porcentagem dos que consideram o atendimento das polícias como péssimo é ligeiramente superior nas regiões Nordeste (17,6%) e Sudeste (16,8%).

Já a região Norte foi a que teve a menor porcentagem de entrevistados que classificaram item como ótimo (6,1%), apesar de o grau de confiança nas polícias ser um pouco maior que a media nacional. Somente 29,3% dos nortistas disseram que o atendimento foi bom. A taxa é bem inferior à das regiões Sul (39,6%) e Nordeste (36,2%).

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir