Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2011

Satélite da Nasa detecta impactos da seca na floresta amazônica
Mapas mostram que seca de 2010 reduziu aproximadamente 2,5 milhões de km2 do verde da Amazônia
Satélite da Nasa detecta impactos da seca na floresta amazônica
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Novo estudo patrocinado pela agência espacial americana revelou a redução do verde nas florestas da Bacia Amazônica provocada pela seca recorde de 2010.

"Os níveis de verde da vegetação amazônica diminuíram drasticamente em uma área mais de três e meia vezes o tamanho do Texas e não voltou a níveis normais, mesmo após o fim da seca no final de outubro 2010 , disse Xu Liang, autor do estudo da Universidade de Boston.

A sensibilidade à seca da floresta Amazônica é um assunto que vem sendo muito estudado. Isto porque, de acordo com modelos de computador, caso ocorra aumento das temperaturas e os padrões de chuva se alterem pode ocorrer a substituição das florestas úmidas por savanas ou cerrados e acelerando o aquecimento global - o carbono armazenado na madeira podre de arvores tombadas seria liberado para a atmosfera.

O estudo foi elaborado por uma equipe internacional de cientistas que usam mais de uma década de dados de satélite MODIS e TRMM da NASA. A análise destes dados produziu mapas detalhados mostrando declínios de áreas de vegetação por causa da seca de 2010. O estudo foi aceito para publicação na revista científica Geophysical Research Letters.

Os mapas mostram que a seca de 2010 reduziu o verde de aproximadamente 2,5 milhões de km2 de vegetação na Amazônia - mais de quatro vezes a área afetada pela seca de 2005.

O rigor da seca de 2010 também pode ser conferido nos registros do nível de água nos rios em toda a bacia amazônica. Os níveis de água começaram a cair em agosto de 2010, atingindo recorde de baixa no final de outubro. As águas só começaram a subir com a chegada das chuvas mais tarde no inverno.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir